Quero mostrar-vos mais um doce típico português: A ESCARPIADA
A Escarpiada é uma base de pão branco recheado com um doce feito de azeite, açúcar e canela...
Então vou matar a vossa curiosidade dando-vos a receita:
Ingredientes:
massa de pão branco (pode comprar-se numa padaria ou fazer em casa - cá temos a farinha preparada para pão que é muito boa para isso) um fio de azeite canela em pó açúcar amarelo mel
Modo de fazer:
Estenda a massa numa base polvilhada com farinha e corte quadrados com mais ou menos 25g. Regue o quadrado com um fio de azeite e polvilhe com canela. Junte uma colher bem cheia de açúcar amarelo e forme uma almofada (mas sem fechar os extremos - apenas deixar à vista a dobra). Repita este procedimento até terminar a massa e ter alguns pãezinhos recheados.
Coloque numa forma forrada com papel de manteiga e leve ao forno a 180º até ficarem douradinhos.
Entretanto e perto do fim da assadura, amorne uma boa quantidade de mel com uma colher de sopa de canela em pó. quando estiverem cozidos, retire do forno e regue com a calda de mel e canela, envolvendo-os muito bem. Polvilhe com um pouco de canela e sirva.
Podem-se comer frios ou mornos com uma boa chávena de chá.
É Grazi, para quem não gostava de mel - EU!!!! - agora só como mel assim kkkk Esse pão tem uma história sobre as dificuldades do povo de antigamente: eles faziam esse doce porque para quem trabalhava no campo, não tinha posses para comprar comida de "rico" então usavam o azeite ao invés da manteiga e o mel ao invés do açúcar. Esses pães davam força para o trabalho e também (por causa do mel) tinham qualidades medicinais para proteger nos dias de mais frio. Agora são uma iguaria tradicional - muito bons mesmo (modestia à parte rsrsrs)
Obrigada meninas. Sabe Malu, ser rico também tem as suas desvantagens ahahahah. Cá em Portugal costuma-se dizer que antigamente as pessoas duravam até aos 100 anos agora chegam só aos 70. Embora seja uma frase feita e não seja assim para todos, dá para pensarmos bem na vida que todos levamos hoje...