comprei mas nao sei como usar e nem tenho a receita...
mas me lembro que quando era pequena l, achava gente usando e fazendo para vender nas ruas: punham dentro de 1 massa mole que ia para a frigideira se nao me engano.
ficaria muito agradecida se alguém puder me ajudar!!!
-- Edited by Tite on Tuesday 15th of February 2011 02:12:42 PM
Grazy: isso é um utensílio que os italianos imigrantes usavam muito: minha mãe tinha a Rosa.
Ela fazia uma massinha, não sei bem qual, mas docinha e bem molinha, mergulhava o utensílio, com o cabo, na massa e depois largava em óleo bem quente. Ficava algo parecido com um waffer misturado com pretzel. Depois de frito, ela colocava em uma vasilha com açúcar e canela que grudava na gordura ainda quente. Fica a figura vasada e fritinha, como se fosse em segunda dimensão.....nossa ....que saudade!!!!!!
Era uma loucura de bom. Não sei qual era a receita, vou perguntar a ela para ver se ela lembra, ok?
Não sei qual a utilidade atual, pode até ser que já inventaram outra utilidade.
Grazi: essa receita eu faço desde criança (do meu primeiro caderninho de receitas.. hehe) mas rende muuuuuuuito.. pode fazer a metade. Eu chamo de friturinha, mas tem muitos nomes.. um deles é rosa egípcia.. os thailandeses tb fazem muito com leite de coco..
Friturinhas da Tite 1/2 litro de leite 6 ovos 6 colheres de sopa de açúcar 2 xíc. de farinha de trigo 6 colheres de sopa de amido de milho 1 pitada generosa de sal
Bater tudo no liquidificador.
Para usar o utensílio, coloque bastante óleo numa panela e deixe aquecer. Coloque junto o utensílio para ir aquecendo tb. Quando o óleo estiver na temperatura adequada para fritura, mergulhe o aparelho na massa - mas..
atenção nessa hora: vc só deve mergulhar até a borda do desenho.. se mergulhar o aparelho inteiro, a massa não se solta no óleo e vc vai ter que quebrar a fritura para retira-la.
Então, voltando ao modo de preparo.. hehe.. mergulhe o aparelho até a borda do desenho na massa e mergulhe totalmente no óleo quente. A massa se soltará rapidamente e se sua panela for grande, vc pode fritar mais que um ao mesmo tempo.
Deixe as friturinhas escorrendo sobre papel toalha e depois passe em açúcar com canela, ou cravo em pó, ou açúcar baunilha, ou com o que quiser aromatizar.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Grazy: adorei esses fritos . Eles aqui se chaman de "flores" e som tipicos na época de Carnaval. Mais tambem confesso , que esse aparelho nom e de facil manejo , al menos pra mim. Obrigada por a foto
Grazi: desculpe, esqueci de avisar que minhas receitas caseiras são com "colheres de mãe generosa".. hehe.. mas a massa deve ser mole mesmo, como massa de crepes. Quanto ao rendimento, eu avisei que é muuuuuuuito mesmo! Mas sempre guardei por vários dias, em recipiente bem vedado e continua crocante.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
tantra , no começo , tbm tive dificuldade . o segredo é só banhar a pontinha senao gruda tudo e nao solta.
as palavras da tite que dizem tudo para dar certo:
" Para usar o utensílio, coloque bastante óleo numa panela e deixe aquecer. Coloque junto o utensílio para ir aquecendo tb. Quando o óleo estiver na temperatura adequada para fritura, mergulhe o aparelho na massa - mas..
atenção nessa hora: vc só deve mergulhar até a borda do desenho.. se mergulhar o aparelho inteiro, a massa não se solta no óleo e vc vai ter que quebrar a fritura para retira-la. "
tite , com o resto , fui fazendo panquecas para as crianças; chegava de fritura ha!! ha!!!
conselho para quem deseja comprar este utensílio : tente achar 1 mais alto do que o meu , facilitará na hora da fritura . existe pq vi fotos na internet.
Grazy: não tinha visto ainda sua obra prima, mas agora que vi.....ai meu Deus!!!!! enchi a boca da água e a cabeça de lembranças. Pena que mamãe está tão dodói, senão ia tentar fazer para ela lembrar do tempo em que éramos pequetitas.
Grazi: o meu é bem antigo, é mais alto, tem o cabo bem mais longo e ainda tem a ponta virada pra baixo (dobrado em ângulo de 90 graus), o que facilita pra colocar na panela. Mas, os últimos que vi aqui na cidade, eram semelhantes ao seu: cabo curto e o desenho pouco profundo, o que realmente dificulta pra "molhar" na massa.
Sim, é demorado pra fritar tanta massa e precisa ficar cuidando, o que se torna muito cansativo. O ideal é sempre ter alguem para ajudar, enquanto uma frita, a outra vai passando no açúcar.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.