Eita que to adaptando tudo.. hehe.. minha vizinha queria uma torta alemã que fosse menos calórica mas que não tivesse adoçante, pois o marido odeia. Bom, não era para ser tão light e nem diet, só que não tivesse tanta gordura quanto uma receita tradicional. Então o jeito foi improvisar: usei a receita da cobertura do bolo de morango e coco e deu tudo certo. Torta alemã diferente Creme: ½ litro de leite 4 colheres de sopa de amido de milho 4 colheres de sopa de açúcar Gotas de essência de baunilha 250g de margarina sem sal
Dissolver o amido de milho com um pouco de leite. Ferver o leite restante com o açúcar e juntar o amido dissolvido. Mexer rapidamente até engrossar. Adicionar a baunilha. Deixar esfriar. Depois de frio, retirar a película que se formou na superfície (ou cobrir com filme grudado no creme ainda quente) e bater com a margarina até ficar cremoso. Cobertura: ganache 150g de chocolate meio amargo 150g de creme de leite Derreter o chocolate no microondas ou banho-maria e adicionar o creme de leite, misturando bem. Calda para umedecer as bolachas: ½ xíc. de leite 1 colher de sopa de chocolate em pó, achocolatado ou cacau em pó 1 colher de sopa de rum ou gotas de essência de rum Misturar tudo. Para a montagem: 1 pacote (400g) de bolachas maisena 1 aro ou forma de fundo falso de 25cm de diâmetro Forrar as laterais e o fundo da forma (se usar o aro, montar diretamente no prato de servir) com bolachas umedecidas na calda (mergulhar as bolachas, uma a uma, sem deixar amolecer). Colocar uma camada fina do creme e outra camada de bolachas umedecidas. Repetir até chegar quase ao topo da forma. Deixar na geladeira ou no freezer até ficar bem firme. Aplicar a cobertura de chocolate e decorar como desejado e deixar na geladeira, de preferência de um dia para outro.
Obs: para diminuir ainda mais o valor calórico da receita, usar leite desnatado, margarina light, substituir o açúcar por adoçante e substituir o ganache por calda, que pode ser uma calda de chocolate light (veja receitas em Diet & Light) ou de chocolate derretido com um pouco de leite desnatado, até dar o ponto desejado.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, é perfeita e diminui, muito, o conflito com a balança, e deve ter ficado com um sabor incrível. Isso não foi só um improviso, foi um show de criação. Parabéns!
Eu sempre procurei uma receita de torta alemã menos gordurosa, agora achei!!! A decoração e montagem ficaram lindas, a torta deve ter ficado maravilhosa!! Sorte da sua vizinha ter uma chef de cozinha como vc por perto hehe
Cris, quando fizer para um amigo, faz também para uuuummmas amigas gulosas, que nem eu. Garanto que não vou desperdiçar nem um pedacinho. Nhac! Ficou uma belezura e com certeza muuuiito gostosa.