Pré-aqueça o forno a 250ºC. Estenda 500gr de massa folhada com a ajuda de um rolo e forre as forminhas. Entretanto misture, 2,5 dl de creme de leite com 4 gemas, 1 colher de sobremesa de farinha e 100gr de açúcar. Leve ao fogo até levantar fervura, mexendo sempre. Retire do calor e deixe amornar um pouco. Encha as forminhas, não muito para não transbordar, e coloque-as no tabuleiro. Leve ao forno cerca de 15 minutos, desenforme somente quando estiverem mornos e sirva polvilhados com canela em pó.
Grazi, Já comi o Pastelzinho de Belém em uma lanchonete que vende comida árabe... Então nem sei se é realmente o original, pq sabe como é..., as pessoas vão alterando a receita, alterando, alterando e de repente já está bem diferente da original.
A Romy me deu um livro de receitas... Lá fui eu ver as receitas dos doces. Lembro que assustei ao ver a quantidade de ovos... Mas agora me animei de novo... são 4 gemas, nem é tanto assim!
Vanessa
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
eheheh... Vanessa... agora você me fez dar uma tremenda gargalhada
sabe que eu já desisti de fazer as receitas conventuais (Portuguesas)?? Pois é... o motivo é esse mesmo... os ovos que as receitas levam... ehehe
Agora os tempos são outros e as pessoas se preocupam mais com a saúde... mas no passado parece que não ligavam muito a pormenores tão singelos...eheh o que interessava mesmo era encherem a barriga e quanto mais saboroso melhor.
Os próprios nutricionistas têm mencionado essas receitas como algo a evitar... mas muito de vêz em quando não fará mal
Acredite que a nível de sabor elas são magnificas... uma delícia para os paladares mais refinados... mas sempre com moderação
Grazi... Quando aos pastéis de belém... a receita original é muito parecida com essa que coloquei... não fosse a quantidade de ovos. Tb conheço algumas receitas em que levam leite condensado e tb muito gostosas. Mas prefiro essa... sem dúvida
Beijos
Nota... Na receita esqueci de mencionar que a temperatura do forno é de 250ºC... essa receita é feita numa temperatura bem elevada para formar a capinha no creme e assim ficarem cremosos por dentro e estaladiços por fora.
Romy, Realmente os tempos são outros... Na casa da minha avó era comum guardar carne de porco dentro de uma lata com gordura... Biscoitos? Com muitos ovos e muito queijo. Tudo considerado "gordo" hoje em dia. Ahhh sem falar que o leite era o integral, aquele mais cheio de gordura! E minha avó era magrinha magrinha... Se tinha colesterol alto eu não sei, mas aquela comida "gordurosa" era muito normal... Vanessa
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
a ana maria do MAIS VC, mostrou esta receita la' de portugal , e de verdade a quantidade de gemas me assustou.. mas todos suspiraram de prazer depois de ter provado....
Grazi, você tem acesso ao Programa Mais Você ai? Legal, quanto aos pásteis...depois de ver estas delícias da Romy também queria me aventurar só uma vez nesta abundância de ovos,rssss mas sem culpa!!!!
Vanessa... eu diria que nada assustava os antigos porque eles tb faziam muito exercício, na lida da casa e na "lavoura"... trabalhavam mais duro. Agora as coisas são mais simplificadas, se quisermos fazer um pouco de exercício já teremos de optar pelo ginásio. Tb acho que eram mais saudáveis... a vida ao ar livre era uma prática constante e isso a meu vêr é uma preciosidade cada vêz mais rara.
Grazi... pode optar pelo pão de ló... eu estive a dar uma olhada no tópico em questão e devo dizer que a escolha é a mais acertada... é uma delícia. Depois hei-de colocar uma receita de pão de ló cremoso, esse para mim é o mais delícioso.
Marcia... uma vêz tb não há-de fazer tanta diferença assim...eheh e depois dividindo por todos custa menos
marcia, tivemos a GLOBO por uns meses e depois desapareceu.... agora so' pela internet... mas como a coneccao aqui e' pessima , so' posso ler as receitas , nao consigo assistir aos videos infelizmente.
Grazy: boa idéia essa de fazer com massa fillo, mas não fica muito quebradiço????? eu adoro esses pastéis e até desenvolvi uma massa diferente da massa folhada, mas vou tentar com a fillo. Vou aguardar a foto, ok????
Até parece que vocês não sabem que tudo que é bom engorda... rs rs rs
Mas realmente, de vez em quando poooooode!
Eu também já comi na tal rede de comida árabe que a Vanessa falou (sim! podem acreditar as gurias que não moram no Brasil, temos uma rede de fast food de comida árabe, em que o dono é brasileiro, e vende pastéis de Belém, tipicamente portugueses... hahahha), achei muito gostosos, ainda mais que comi quentinhos, recém saidos do forno...
Porém... Com certeza os da Romy são melhores! Sem falar nos da Peach... Os da nora da Grazi nem dá pra comentar... Deviam estar tão maravilhos que alguém comeu até a foto... rs rs rs
Amigas eu adoro esses pasteís... ando doida atrás desta receita há anos... Como é que não me lembrei de pesquisar aqui? Obrigada Romy. Vou fazer e muitos rsrsrs... sou muito gulosa por estes pasteís...
Grazi - eu também costumo fazer os pasteís de tentúgal (um dia posto a receita) com a massa filo, mas acho que como é muito fina, aqui nesta receita não deve ficar a mesma coisa. Vou experimentar as duas massas para ver a diferença.
Peach- se para além da canela você salpicar um pouco de açúcar de confeiteiro também, você vai adorar o sabor - fica mais parecido com os pasteís de Belém ( eu costumo fazer isso com os pasteís de nata)- Delicia!
Meninas, estava lendo os posts antigos desse tópico e pensando em como é mesmo para endoidar com essas questões de saúde.. hehe.. de tempos em tempos, aparece algum alimento como vilão.. agora parece que o ovo está sendo "inocentado", tadinho.. hehe.. o Jornal Hoje de 04/01/2011 (ontem) mostrou uma reportagem sobre "mitos e verdades sobre o consumo de ovos". Destaco o trecho:
O ovo não é o grande vilão, pelo contrário, o ovo é a melhor proteína que nós temos na natureza. Ele faz a função de melhoria de toda construção de célula, de defesa do seu organismo, crescimento de pêlos, cabelos, unhas. O ideal seria consumir ovos de três a cinco vezes por semana, diz Alessandra Pereira, nutricionista.
O único ponto controverso é a temperatura: aprendi na escola que alimentos quentes devem ficar à temperatura de 65 graus C e a reportagem fala em 60 graus C. Tb já li que salmonella sobrevive até 70 graus C. Seja como for, o importante é cozinhar bem (mas eu adoro ovo com gema crua.. em casa, é claro.. hehe).
Então, meninas.. bora comer um docinho conventual de vez em quando, que não faz mal a ninguém, e esses pastéis de Belém certamente estão entre os melhores, junto com um toucinho do céu.. hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, eh mesmo de enlouquecer essas coisas.... a medicina esta avançando e cada vez mais fazem novas descobertas nessa área de alimentos.... eh complicado... temos que ficar alerta e nos informarmos sempre neh???? O mesmo acontece com o tão amado cafézinho... outro dia era o vilão e agora dizem que faz bem pra saúde.... pode? rsrsrs
Acho que o segredo da alimentação correta está no equilibrio...
Grazi devem ter ficado otimos. Mas me parece que fica mais parecido com o nosso pastel de tentúgal, quebradiço mesmo - ele é feito com a massa filo e com recheio de creme de ovos. Em vez de ser com forma de tacinha, ele tem forma de trouxa. este fim de semana vou fazer e posto foto para vocês e a receita também.