Receita testada e aprovada. Ainda não é assim um Bauducco, mas chegou perto. Desculpem a falta de qualidade nas fotos, mas é só pra provar que ficou bom e mostrar a textura.
Modificações: usei 1/2 xic. de manteiga e mais uma colher de banha de porco e apenas 3 xícaras de farinha de trigo, sovei bem a massa na própria tigela para não acrescentar mais trigo. Não usei batedeira por uma razão muito simples: coloquei os ingredientes na tigela errada e não quis sujar outra depois de constatar o meu equívoco.. hihihi.. confesso que me arrependi depois que botei literalmente a mão na massa, meu braço doeu, mas..
O panetone é bem gostoso, a massa ficou bem úmida, resta saber por quanto tempo vai permanecer assim. A massa era demais para um só panetone na forma de 500g, porém, eu só tinha dessas, então fiz dois não tão grandes como seria ideal.
Ah, usei damascos, tâmaras, passas e ameixas, tudo hidratado com rum. Não medi as quantidades, depois de assado vi que deveria ter colocado mais. Além de baunilha e raspas de limão, acrescentei aroma de laranja.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Meninas, em resposta para a Belzinha em outro tópico, falei que as melhores massas de panetone são feitas com bastante gemas e gordura. Porém, esqueci de falar de outro detalhe importante: fermentação. O correto seria fazer a massa poolish ou biga como chamam os italianos, que é a massa básica para fermentação preparada com antecedência e depois adicionada aos demais ingredientes.
Já postei o processo do pão italiano aqui. Acho isso muito trabalhoso, só compensa para quem faz em maior quantidade para comercializar ou presentear. Fiz um cálculo rápido da receita industrial que tenho e a desse tópico foi a mais próxima que achei em medidas caseiras. Gostei muito do resultado, hoje a massa continua macia, então acho que está ótima para quem vai fazer pequena quantidade para consumo próprio.
A massa pode ser bem batida em batedeira ou máquina de pão. A quantidade dessa receita pode ser feita tb em batedeira comum pois, como eu disse, não pode ser massa muito firme. Já disse acima que coloquei apenas 3 xic. de farinha de trigo, senão a massa ficaria mais dura que o necessário e não segui o modo de preparo descrito na receita (sovar em mesa enfarinhada), senão a textura da massa seria modificada.
Outra questão: durabilidade. Produtos caseiros são caseiros, portanto, duram pouco. Os industrializados contém emulsificantes, conservantes e outros "antes" químicos de montão. Se for para usar isso tudo, penso que compensa mais comprar os de boa marca. Aliás, nem todos os "antes" citados estão ao alcance do consumidor comum, somente para indústrias pois são de uso controlado.
Ah, e tb esqueci de dizer que esqueci de pincelar a manteiga antes e depois de assar! Qtos esquecimentos, né mesmo? sim, é velhice e mais outros motivos graves, mas aí é outra história que não vem ao caso.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
hehhehe Tite vc é um barato!!Essa foto me deu tanta agua na boca,q comprei os ingredientes p fazer,pois eu amooo panetone!Comprei até tamaras,nunca tinha comido antes,mas fiquei com vontade.Parece estar mto bom!!! bjos
Ficou mto bom!Mas o meu nao ficou tão amarelinho e molhadinho como o da Tite! Achei q o meu fico meio seco e faltou açucar,o meu nao lembrou um panetone,mas ficou com um sabor incrível e bem suave!
Meninas, encontrei aki na proplastik o tal do "óleo 3"... me disseram que apenas uma colherzinha e o panetone fica bem molhadinho..... vou testar e falo pra vcs se dá resultado ou não.... se funcionar, eu mando pra vcs....
Karina, adorei seu panetone, ficou diferente sim... mas a aparência ficou ótima!
Karina: penso que a diferença na textura seja mais pela quantidade e qualidade da farinha de trigo, mas o importante é que ficou bom.
Belzinha: vc pode me fazer um grande favor? postar uma foto do tal "óleo 3" e descrever o que tá escrito na embalagem, principalmente em ingredientes? acho que são dois favores, né? hehehe.. tks.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, fiz uma mega pesquisa sobre esse tal "óleo 3" ... rs :)
Aqui ele é vendido em pequenas garrafinhas plásticas de 100 ml por R$1,90.
Pedi para ver a composição quimica na embalagem de origem e surpresa!!!! Vc estava certa (novidade rs), nada mais é do que um estabilizante para panificação mesmo....
Segundo informações no site da Itaiquara:
UI3 - Mistura estabilizante para panificação - É um emulsificante que garante com eficiência a estabilização de emulsões do tipo de óleo em água, otimizando a quantidade de gordura (margarina) utilizada nas formulações de pães, bolos e biscoitos, resultando em produtos de ótima qualidade com um custo menor.
Algumas vantagens em usá-lo:
- Melhora a retenção de umidade no pão.
- Melhora o aroma do produto final.
- Deixa a casca do pão mais crocante.
- Miolo mais uniforme.
- Aumenta o volume do pão.
- Aumenta a vida de prateleira do produto final.
Enfim, tem um montão de informação lá no site para quem se interessar: http://www.itaiquara.com.br/index.php?pagina=1&tipo=1&idProduto=31
-- Edited by Belzinha_ on Wednesday 1st of December 2010 02:11:47 PM
Olha... esse cheiro "característico" que eles falam, pra mim parece de banana... KKKK Mas é bem suave, mal dá para perceber.... acredito que nem se perceba no pão ou panetone já assado...
Tentei fazer várias vezes, mas nem de longe ficou parecido com o da Tite. Não ficou nem amarelinho e muito menos molhadinho, não ficou ruim, mas está longe do que eu queria.
Pois é, meninas.. cozinhar tem dessas coisas inexplicáveis: a mesma receita, os mesmos ingredientes e utensílios podem dar resultados diferentes para cada pessoa.
Maisa: seu panetone me parece muito bom pela foto, tanto na cor quanto na textura da massa (na foto dele cortado). Se vc usou chocolate comum picado, o resultado dá diferença mesmo. O correto é usar as gotas apropriadas, que aguentam alta temperatura.
A única pergunta que me resta é: quanto tempo vcs sovaram na mão ou batedeira? eu sovei pelo menos uns 20 minutos na mão. Usei farinha de trigo tipo 1 da marca Nordeste, que por sinal é das mais baratinhas no mercado. E como eu disse antes, o meu tb não ficou assim um Bauducco, mas foi o melhor que já fiz em casa. O melhor de todos eu fiz em aula, com forno e receita industrial. Mas aí é outra conversa.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Já fiz de tudo que é jeito, na máquina, na batedeira, com chocolate picado, com as gotinhas de chocolate, fermento biológico fresco, fermento biológico seco, só não fiz sovando na mão (não sou muito boa em amassar na mão, normalmente não cresce, dizem que tenho a mão quente e ácida, seja lá o que isso for...). Não coloquei as fotos de todas as tentativas para não ficar cansativo. O que achei um pouquinho melhor foi o na máquina de pão com as gotinhas. Também faço com a farinha de saquinho de papel, a que eu acho por aqui é da marca Renata. Ela é bem melhor do que essas convencionais. A única coisa que ainda não testei foi fazer com manteiga ao invés de margarina, vou fazer na próxima tentativa, porque ainda não desisti, um dia ainda chego lá!!!
Maisa: manteiga faz diferença sim.. banha de porco tb dá maior maciez (por isso usei um pouco). Quanto à farinha de trigo, comprei a especial da Renata mas não achei nada especial pelo preço cobrado.. hehe.. prefiro a especial da Fleischmann, mas tb é muito cara e raramente uso. Faço tudo com a Nordeste.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Docemelga: de todas as receitas caseiras que já testei (inclusive a da Madalena Saifi), essa foi a melhor. Mas, como eu já disse antes, nenhuma se compara às boas marcas industrializadas. Só vale a pena fazer em casa se for em grande quantidade e para quem aprecia muito, o que não é o meu caso, só fazia para mamãe e para presentear os amigos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Vale a pena como experiência, mas sem a expectativa de que vai ficar igual e durar tanto quanto os industrializados de grandes marcas. Claro que sendo caseiro é mais saudável, sem a presença de tantos aditivos químicos e com a garantia da qualidade dos ingredientes utilizados em casa. O ideal é consumir no mesmo dia ou até o dia seguinte.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.