Originalmente essa receita é com calda de vinho, mas esta semana encontrei blueberries importadas de Portugal, uma fortuna.. hehe.. mas não resisti e valeu a pena pois estavam fantásticas. O pudim ficou cheio de furinhos pois acrescentei uma xícara de coco ralado fresco e bati tudo junto no liquidificador. Como podem perceber, nunca faço uma receita sem os meus acréscimos.. hehe..
Pudim alemão
1 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 vidro de leite de coco
1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor
Hidratar a gelatina em meia xícara de água. Aquecer em banho-maria ou no microondas mas sem deixar ferver e bater com todos os ingredientes no liquidificador. Colocar num refratário ou em forma decorativa se quiser desenformar para servir.
Calda de vinho
½ xícara de água
½ xícara de açúcar
½ xícara de vinho tinto
Cravo e canela em pau a gosto
Leve ao fogo a água, o açúcar, cravo e canela a gosto, e deixe ferver até ficar uma calda mais espessa. Junte o vinho e deixe ferver até o ponto de calda rala. A quantidade de vinho pode ser aumentada, geralmente eu coloco um pouco mais. Retire os cravos e a canela em pau antes de servir.
Hoje resolvi servir com esta calda:
Calda de blueberries
1 xícara de blueberries (mirtilos)
½ xícara de água
½ xícara de açúcar
Levar ao fogo todos os ingredientes e deixar ferver por poucos minutos, até o ponto de calda rala.
Que receita prática d epudim,nem precisa levar no forno
Parabéns,ficou lindo o seu pudinzinho,eu adoro blueberries,mas a calda de vinho deve ficar muito bom tb!!Adorei,já anotei a receita e assim q der vou fazer!beijos
Obrigada, meninas. De fato, é uma receita rápida e fácil, principalmente quando se recebe visitas inesperadas. Peço desculpas pela péssima qualidade das minhas fotos, mas ainda demora um pouco até eu comprar uma câmera nova, falta $$$.. ai, ai..
Karina, a calda de vinho é ótima tb, faço com frequência a receita original mesmo, mas ontem precisava consumir logo minhas caríssimas e raríssimas blueberries.. por isso fiz a adaptação..hehe.. aqui é muito raro encontrar essas frutas importadas e além disso custam uma fortuna, é uma lástima, pois são deliciosas. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Maluga: mirtilo e blueberry são a mesma coisa, embora existam diferentes variedades. A variedade cultivada aqui no sul (na serra catarinense e gaúcha) acho que é a mesma americana. O problema é que aqui na cidade ainda não é bastante comercializada e custa muito caro. Tempos atrás, conversei com a vendedora de uma empresa de Caxias do Sul e ela me disse que quase toda a produção deles vai para SP e outros países.
Só para vc ter noção: quando eu coloquei esse post em julho/2006, paguei 30 reais por 100g da fruta importada de Portugal!!!! um luxo (que não tive coragem de contar para ninguém na época.. hehe)para saciar meu desejo e até merecia acompanhar um doce mais requintado.. hehe.. em dezembro desse ano, paguei 5 reais por 100g da fruta brasileira. Ou seja: de 300 reais/kg para 50 reais/kg é uma grande economia, mas ainda acho caro e continua difícil encontrar a frutinha aqui. Aí em Porto Alegre tem bastante? e qual o preço?
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Aquí tem mirtilo e se chama: arándanos. É fácil de encontrar, mas nao é uma fruta que se come e compra todos os dias e nao é muito cara. Quando eu comprar para fazer a receita; mando os preços.
Ah, Marly, esqueci de dizer que os mirtilos caros de Portugal eram mais saborosos que os brasileiros, muito mais doces, mas fico satisfeita com os brasileiros tb... hehe.. Vou gostar de saber o preço aí na Espanha para comparar. Obrigada.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.