Esta masa es fina como un papel y en extremo delicada. Muy usada en postres judíos y pastelería árabe. Ingredientes: * 500 gr. de harina, * 1 chorrito de aceite de oliva, * 1 pizca de sal, * agua tibia, cantidad necesaria.
Preparacion: Cernir la harina en un bol, agregar el aceite, la sal y el agua tibia hasta formar una masa que se pueda estirar con facilidad, pero que no quede húmeda. Dividirla en bollitos, apilarlos y separarlos con capas bien gruesas de fécula. Pasar el palote sobre los bollitos y estirarlos todos al mismo tiempo, hasta dejarlos finos como hoja de papel. Sacudir cada masa con cuidado, son muy frágiles, sacando toda la fécula para que no se sequen, pincelar con aceite o manteca derretida, según la receta.
Tentarei traduzir...
Esta massa é fina como papel e extremamente delicada. Muito usada em sobremesas judias e pastelaria árabe.
500gr de farinha 1 pouco de azeite de oliva 1 pitada de sal água morna, quantidade necessária
Colocar a farinha numa taça, juntar azeite, o sal e a água morna até formar uma massa que se possa esticar com facilidade, mas que não fique húmida. Dividi-la em bolinhas, juntá-los e separá-los em capas bem grossas de fécula. Esticar com o rolo da massa (designação portuguesa, penso que em Brasileiro é pau de massa… não?? Serve para esticar a massa…desculpe não sei a tradução) todos ao mesmo tempo, até deixá-los finos como uma folha de papel. Sacudir cada massa com cuidado, são muito frágeis, retirando toda a fécula para que não se quebrem, pincelar com azeite ou manteiga derretida, segundo a receita.
Meninas que vivem em Espanha… por favor… me digam se está bem traduzido. Dei o meu melhor.
Katya: a minha receita é um pouco diferente dessa postada pela Romy. É uma massa bastante trabalhosa e o resultado é diferente da massa industrializada, mas eu gostei muito. Fiz a torta bastela, de origem espanhola e adotada pelo oriente. As amigas da Espanha devem conhecer bem a receita original, bastante exótica, misturando frango, açúcar, canela, amendoas e ovos.
Massa filo
300g farinha de trigo
¼ colher de sopa de sal
30ml de óleo de milho
30ml de vinagre de maçã (ou qualquer outro)
1 ovo batido
120ml de água morna
Misture o sal, o ovo, o vinagre, o óleo e água. Vá juntando a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre. A massa deve ficar macia e lisa, não muito dura. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha, porém, não junte farinha depois que começar a sovar. Sove o máximo possível e sem parar até que a massa fique bem lisa e elástica. Enrole em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Passe a massa em farinha e estique um pouco com o rolo, depois vá abrindo delicadamente com as mãos, sobre um pano, até atingir a espessura de uma folha de papel, cuidando para não “rasgar” a massa. Pincele toda a superfície com manteiga.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Romy: A função do vinagre na massa é justamente a de dar crocância, característica da massa filo. Aqui em SC, em algumas cidades de colonização européia, existe um tipo de strudel - mas não é o típico alemão - feito com uma massa finíssima, porém, bastante macia depois de assada, que eu adoro. Depois de muito implorar a diversas pessoas, finalmente consegui a receita e por coincidência é igual à sua (sem ovo e sem vinagre), só que ainda não testei. Penso que são receitas com diferentes resultados, dependendo da finalidade de cada uma e do tipo de recheio a ser utilizado, o que não quer dizer que uma receita seja melhor que a outra. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite... concordo consigo... aqui não é costume fazer-se essa massa, compra-se com muita facilidade em grandes superficies comerciais e nunca vi senão uma qualidade. Utiliza-se a mesma para vários fins. Obrigada pela dica
Eis que hoje uma colega de trabalho me mostrou uma revistinha que tinha umas "tortinhas" de limão feitas com massa filo.
Eu copiei a receita e pretendo testar. A grosso modo, é uma casquinha de massa, modelada como empada, e dentro um mousse de limão com uma caldinha...
1) Lá, diz que é para assar a massa primeiro. Então eu teria que ter as forminhas né???? E na foto da revista, não me parece que tenha sido feito em forminha de empada lisa, e sim com "dobrinhas", algo assim:
2) Tite, Quanto rende essa massa? Bastante né? Já vi que não dá para dividir por causa do ovo...
3) Tite de novo... Tem que abrir em cima de um pano? Uma vez vi uma mulher no Note Anote (na época da Ana Maria) fazendo um strudell e abrindo a massa com as mãos sobre a mesa da sala.... Parecia uma toalha a massa... super fina. Se for assim, tô perdida, só se abrir em cima da cama... hahahahahahahaha
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa: não precisa abrir sobre a cama não.. hehe.. eu já abri até com o cilindro da marcato, não para strudel, só para coisas pequenas (fiz rolinhos e trouxinhas) ... mas tb gosto de abrir com as mãos.. é um trabalho delicado, que exige paciência mas é.. relaxante!!.. hehe..e tem que ficar meio transparente mesmo... para o strudel, abri sobre a toalha sim pois fica mais fácil devido ao tamanho, senão ela gruda. Ah! lá na receita, onde digo para passar a massa sobre farinha ao abrir com o rolo, é só um pouquinho, o suficiente para ela não grudar.
A massa precisa ser bem sovada, uns bons 20 minutos, sem parar, senão ela gruda na mesa. Mas sovar é só rolar suavemente sobre a mesa, nada de dar pancadas na massa.. hehe..
Essa receita rende o suficiente para um strudel grandão ou dois pequenos. Não é muita coisa não. Mas se quiser dividir, é simples: bata o ovo e use só a metade. Se quiser ser precisa, é só pesar o ovo batido.
Tite, Uma pergunta bem simples... Qual é o ponto da massa? Como pão? Macia e solta das mãos? Já tô vendo um problema... medir 15ml... Acho que vou usar copinho de xarope... hehehe
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa: o tal do ponto é sempre difícil de explicar.. hehe.. é mais ou menos como pão, um pouco mais macia talvez. Todas as vezes que fiz, se parava de rolar a massa na mesa, ela grudava um pouco tanto na mesa quanto nas mãos. É importante tb respeitar o tempo de descanso. Não é difícil, só precisa ter paciência para sovar bastante (em termos técnicos: desenvolver o glutén o máximo possível.. hehe) pois é isso que deixa a massa bem elástica, permitindo abrir tão fina.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, Estou me empolgando... Só sei que o prato para colocar meus quitutes feitos com a massa filo eu já tenho... hahahaha
Vamos lá... 1- No site da arosa, que vende a massa pronta, diz que tem que passar manteiga entre uma camada e outra de massa. No caso da sua receita também?
2- O recheio que eu vou usar é da receita que vi na revista da minha colega de trabalho... é doce. Pensei em fazer uma cestinha, como essa:
Pensei em cortar a massa, colocar POR FORA das forminhas de empada. É assim mesmo? E teria que untar?
3- No caso da cestinha, ela é feita com mais de uma camada de massa? Uma camada é pouco? Três é muito?
4- Tudo indica que vai sobrar massa, pq não pretendo abrir uma confeitaria... A propósito sabe se dá para guardar as cestinhas assadas? E a massa crua?
5- Agora sim a pergunta 4... Como vai sobrar massa, pensei em fazer essa "bala":
Os verdinhos de amarrar eu tenho, vou usar a cebola que está brotando... Mas e o recheio? Queria algo chique (mas barato né)... tem alguma idéia? Pensei em camarão, sei lá pq!
Acho que é só isso...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vamos lá: 1) Sim... isto eu coloquei lá na receita. Pincele a massa já recortada para poder reaproveitar as sobras. Eu só fiz uma preparação em aula (com massa arosa) que o professor disse para não pincelar e eu não gostei do resultado. Mesmo com a manteiga, ela fica crocante. Mas vc pode fazer sem pincelar, acho que dá até para guardar as cestinhas assadas em recipiente fechado, por alguns dias antes de usa-las.
2) Tem que untar sim. Essa aí da foto dá para perceber que foi assada dentro da forma. Se assar por fora, ela ficará mais aberta. Sugiro que vc experimente os dois modos.. já que vc estará com a massa pronta, não custa tentar um pouco de cada, né mesmo?
3) Essa aí da foto foi feita com uma folha só.. as dobras dão a impressão de ter mais.. veja aquela outra foto do meu post anterior.. é mais aberta e deve ter pelo menos 3 folhas de massa, pela quantidade de "pétalas".
4) A massa da Arosa é congelada em folhas. Uma vez aberta, a massa resseca muito rápido, por isso deve mante-las em plástico enquanto trabalha. Eu nunca congelei e nem guardei a massa caseira, mas penso que dá para congelar sim. Se vc fizer só meia receita, não creio que sobre.
5) Sugiro que vc passe a cebolinha em água fervente (branqueamento) antes de usa-la para o amarrado. O recheio desse bombom da foto é com 250g de queijo branco (imagino que seja algo parecido com ricota ou queijo minas), 50g de parmesão, 1 ovo, cebola, sal, pimenta, noz moscada e cebolinha verde picada. Esmaga com garfo ou processa tudo. Eu já fiz com espinafre e queijos, só com queijos, mas sempre misturando tudo com ricota e creme de leite. Eu sugiro que seja algo firme, que não se "esborrache" ao assar.. hehe.. os recheios molengos vc pode usar nas cestinhas pre-assadas, como é o caso dessa com nozes (a foto da pergunta 2)... o recheio é com queijo cremoso de nozes, presunto, frutas e nozes.
Ah, e o bombom foi feito com duas folhas de massa, pinceladas com manteiga dos dois lados.
Em aula, eu fiz fatias grossas de maçãs inteiras (só retira o caroço com aquele cortador), enroladas com a massa mais alta que a maçã.. aí preenchi com marzipan e cobri com purê de maçãs.. assei e servi com creme inglês. Ficou deliciosa!
Faltou alguma coisa?
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Para fazer as cestinhas com a massa caseira, deixe as folhas abertas "descansarem" um pouco para ficarem mais sequinhas antes de colocar nas formas para assar.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Olá Tite! Gostei de sua receita! Sempre tive vontade de aprender essa massa! Vou tentar qualquer dia e depois te falo! Adoro tb strudell. Abraços,Celia
1- Achei a massa meio grudenta então coloquei mais farinha mas não sei dizer a quantidade. Fui pondo de pouquinho em pouquinho.
2- Quando achei que a massa estava boa, comecei a trabalhar sobre uma mesa, mas ela se demonstrou grudenta. Então coloquei mais um pouquinho de farinha e mandei brasa. Mexi, prá lá, prá cá... e assim 20 minutos se passaram. A massa estava elástica realmente.
3- Para abrir a massa usei o cilindro. Tive que "sujar" a massa de farinha para que ela não grudasse. E abri, abri... fiquei impressionada de ver como a massa é levinha, fina, chega uma hora que parece um balão de festa de criança estourado... quase uma película.
4- Aí veio o meu problema! Eu tentei fazer a "bala". Abri a massa, coloquei o recheio e ... e ... como passar para a assadeira? Foi difícil, deformou minha "bala" mas consegui. Mas já sei que na próxima vez vou colocar a massa aberta na assadeira, colocar o recheio e fechar, tudo na assadeira que vai ao forno.
5- Passados 20 minutos de forno mais ou menos, estava pronto... e gostoso! E acabou!
Foto? Amanhã...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Tite, Não sei pq fiz uma bala grande... Seria bem mais simples se fizesse individual. Mas eu não teria cebola brotando o suficiente! hahahaha
Fiz a receita inteira. Rendeu uma bala grande e 8 cestinhas. As cestinhas ... outra novela.
Abri a massa até o 8 no cilindro.
Cortei usando cortador quadrado grande.
Untei a forminha de empada (é bem alta) e coloquei a massa. Mas não estava satisfeita. Não estava ficando cestinhas decentes. Então, resolvi virar a forminha da empada e colocar a massa por fora. Beleza. Aí sim consegui algo mais bonitinho.
Só que... na hora de sobrepor as massas tinha que passar manteiga, e não consegui. Então ficou sem manteiga mesmo.
Umas 5 horas depois de ter feito... olhei numa revista Faça e Venda especial como se faz o Strudell e lá a moça diz para derreter a manteiga. Não sabia que podia. Mas é o jeito!
Na hora de tirar as cestinhas, apenas uma quebrou.
Ahhhh sobrou massa, mas eu joguei fora. BURRA! Tinha que ter guardado para ver se amanhã ela estaria boa né, mas não pensei nisso!
Foto? hehehe Depoissssssssssssssssssssssssss
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa: mil desculpas... como eu sempre digo, não basta saber fazer... tem que saber ensinar tb e não é qualquer um que tem talento para ser professor... hehe..
Quando eu falo em "pincelar manteiga" para mim é automático pensar em manteiga derretida.. hehe.. olhei lá na receita e, de fato, não escrevi isso.. mas a Romy sim.. hehe.. lógico que alguém que nunca fez antes não tem como saber disso!! minhas desculpas!
Que pena que vc jogou fora!
E pare de fazer suspense! Eu quero ver a foto!hehehe
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.