Gente,achei num mercado brasileiro alecrim seco e comprei,mas nao sei usar,aonde se usa??Só vi na receita da fogaça q vai e nos resto nao sei como usar,se alguem souber me de umas dicas,nao sei nem o gosto q tem hehehhe,acho q minhas estrelinhas deveria voltar a ser 1 só,como iniciante
O alecrim usa-se para temperar: môlhos para macarrao, carnes assadas,caça, escabeches e marinados. Ao redor dessa árvore está plantado o alecrim, quando eu preciso para uma comida, descemos e pegamos um pouquinho.
Olá Karina aqui em Portugal o alecrim que se usa é mais o fresco que o seco e usa-se em tudo que a Marly falou.
Eu por exemplo costumo fazer um arroz de alecrim que todos gostam muito cá em casa.
É assim faço um chá com um pouco de alecrim mas que não fique muito forte. Façç á parte um refogado de cebola e alho picado, azeite e cebola, depois do refogado estar loirinho, intruduzo-lhe o chá de alecrim e sal. Quando a água ferver meto o arroz lavado e deixo cozer e já está fica muito bom.
1. Dissolva o fermento na água e deixe descansar por 5 minutos. Misture-o com a farinha de trigo, o sal e o azeite.
2. Amasse sobre uma superfície lisa até formar uma bola macia. Ponha numa vasilha untada com óleo, cubra e deixe crescer por 1 hora em lugar aquecido (veja a dica na página 80). Unte a assadeira com óleo.
3. Abra a massa na assadeira até cobrir o fundo. Cubra e deixe crescer por 30 minutos.
Recheio
1. Misture bem todos os ingredientes. Aqueça o forno em temperatura alta.
2. Com o dedo, faça depressões na massa. Pincele com o azeite. Asse por 25 minutos ou até dourar. Quando esfriar, corte em quadrados de 5 cm. Corte cada quadrado ao meio e recheie. Decore com um raminho de alecrim antes de servir.
Fique de olho
Se a massa estiver elástica e encolher na hora de forrar a assadeira, cubra-a novamente e deixe descansar por mais 15 minutos antes de abri-la.
24 pedaços
BADEJO COM ERVAS
Dificuldade: fácil
4 porções
Calorias: 256 por porção
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de orégano
1/2 colher (sopa) de tomilho picado
1 colher (chá) de alecrim picado
1 colher (chá) de sálvia picada
1 filé de badejo sem pele e cortado em quatro pedaços (600 g)
Sal a gosto
Preparo
1. Tempere o peixe com sal e reserve.
2. Numa tigela pequena, misture a salsa, o tomilho, o alecrim, o orégano e a sálvia.
3. Cubra a parte de cima de cada pedaço de badejo com a mistura de ervas e pressione bem.
4. Numa frigideira grande, aqueça a manteiga em fogo baixo.
5. Disponha os filés na frigideira com o lado recoberto para baixo e frite até formar uma crosta de ervas. Vire os filés e frite até dourar o outro lado (cerca de 5 minutos de cada lado). Passe para uma travessa e sirva.
4 porções
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Obrigada pelas dicas pessoal,mas Vanessa essas receitas será q nao é alecrim fresco q se usa??O q eu comprei vem em pacotinho,tipo oregano,só as raminhas secas...bom nao sei tb porque nao entendoDe qquer forma ja copiei as receitas,brigadao!!bjus
A Ana Maria Braga usa muito alecrim... coloque na busca "alecrim"... que eu tenho certeza que você irá encontrar muitas receitas boas, e nunca nenhuma receita do Mais Você que fiz ficou ruim, são todas ótimas...
Podes usar alecrim seco em muitos pratos, os mais conhecidos são as carnes assadas no forno e as famosas massas italianas! um toque de alecrim dá um sabor excelente! Em tempos experimentei a pôr um pouco de alecrim no arroz de pato... que delícia!
Oi!! Tudo bem, Karina!? Olha ,eu uso alecrim fresco pois e muito mais gostoso e cheiroso. Uma carne de porco temperada com alegrim e tudo de bom, amiga!!