Olá meninas, não sou boleira, doceira nem culinarista, gostaria muito de ser a última opção mas ainda não fiz cursos, faço cursos esporadicamente daqueles que as lojas de artigos culinários oferecem. Enfim, meu sonho é ter uma doceria, onde as pessoas possam ir e comer doces e salgados, tomar um cafezinho, refrigerante ou suco. Meu pai vai se aposentar em breve e quer investir em um negócio familiar, como queremos unir o útil e o agradável, estamos pensando em montar uma doceria. Gostaria da opinião de vocês na seguinte questão: Quais bolos e doces são mais vendidos nas docerias da sua cidade? Eu sou do interior de SP e aqui vejo muito quindim, brigadeiro, doces de copinhos, mousses, bolo gelado, bolo prestígio, bolo baba de moça entre outros. Quais vocês acham que seriam mais vendidos e de melhor aceitação no mercado? Quanto mais ou menos teríamos que investir para abrirmos o negócio? Queremos algo simples para começar. O que eu teria que comprar em termos de utensílios, móveis e eletrodomésticos. Espero que entendam minhas dúvidas.
Obs: A carreira de professora eu amo muito mas atualmente com os desafios da profissão e os baixos salários penso seriamente em mudar de área.
" meu sonho é ter uma doceria, onde as pessoas possam ir e comer doces e salgados, tomar um cafezinho, refrigerante ou suco" A princípio é nisso que vc deve pensar. Já pensou em procurar o Sebrae?
Em Brasília fui a uma feira livre e tinha uma barraca que vendia pão de queijo (a mulher vende mais de 100 por hora...), bolo de mandioca e suco, acho que de goiaba. Tinha fila.
Em Curitiba..., há uns 15 dias, fui a uma confeitaria perto do trabalho. Não tinha pão de queijo q era 5 da tarde!
Olhe como varia de região para região! Fazer um estudo da região ajuda muito.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Estou fazendo alguns cursos online no Sebrae, mas quando for realmente colocar os planos fora do papel eu penso em ir no sebrae e me orientar melhor sim. Agradeço seus conselhos Vanessa, e acho que tem razão quanto a fazer um estudo da região. Como aqui é próximo da divisa com Minas Gerais também temos muitos pães de queijo nas padarias e afins.
Annelize: nos últimos anos, a tendência de negócios é a especialização em um único produto. Trabalhar com muita variedade exige maior investimento, dá muito mais trabalho, custos e dificuldades para manter a qualidade de todos os itens. E o pior: exige mais gente para trabalhar, seja na produção ou no atendimento, e mão-de-obra decente é coisa rara no Brasil. Então quanto mais simples o negócio, menor é o investimento.
Tem outra franquia desse tipo de bolo, de uma senhora que foi cortadora de cana, tb do interior de SP, que começou a vender bolos para complementar a renda. Acho que nesse ramo, atualmente ela tem a maior rede de franquias do Brasil.
Tem tb empresas especializadas em bem-casados (pesquise a D. Conceição, tem vídeos no youtube), docinhos e salgadinhos de festa.
A franquia exige um capital maior, porém, se vc começar um negócio pequeno por conta própria, com qualquer tipo de produto, caseiro mesmo, dá para começar com pouco investimento. O mais importante é manter as receitas e a qualidade dos ingredientes para consolidar sua marca. Boa sorte!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Acabei falando só de bolos simples e docinhos, produtos mais voltados para levar pra casa ou encomendas, mas tem loja especializada em tudo para consumo no proprio local: pudins, cupcakes, quindins, bombas, waffles, croissants, etc.
Às vezes, a gente pensa que precisa ter uma idéia de algo novo. No entanto, em determinadas regiões, o que faz sucesso é um produto tradicional, só que mais caprichado, não aquela coisinha meia boca de padaria, feita de misturas industriais cheias de aditivos e aromas artificiais. Lembro de ter visto uma senhora do interior de MG, no programa Mais Voce, que cismou de fazer sanduíche de pernil com os tradicionais biscoitos de polvilho e foi sucesso total. Depois dela, a idéia foi copiada em várias cidades da região. O mesmo aconteceu com as brigaderias, copiadas à exaustão, mas as melhores continuam faturando bem.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Essa onda de ser especializado em uma coisa só chegou por aqui. Tem loja só de brigadeiro como de brownie. Ahhh cupcake tb. Eu acredito que vale um estudo da região. Aqui pr exemplo, talvez por influência dos alemães, ucrananos e poloneses, o povo gosta muito de creme... Tortas bemmmm melecadas totalmente diferente de um bolo de fubá.
Acho que tem público para tudo. É preciso definir que tipo de público vc quer e que tipo de produto esse público quer! E aí bola para frente...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"