Confesso que sempre tive receio de fazer Pão de Ló. Talvez por ser um bolo tradicional e por isso mesmo, seja um bolo extremamente conhecido em qualquer lugar, para não fazer feio, nunca arrisquei... até esta semana.
recebi um pedido de uma cliente bastante idosa, que insistiu comigo para que eu fizesse o pão de Ló pra ela, acabei cedendo e fiz.
Bata durante 5 min as gemas com o açúcar ( eu bati na batedeira, cerca de 20min, como faziam as boleiras antigamente e quando o faziam manualmente, batiam cerca de 1h - coisa para gente bem forte de braços)
Adicione a farinha e bata mais um pouco.
à parte bata as claras em castelo e envolva no preparado anterior.
Leve ao forno numa forma (de buraco) untada e polvilhada (e eu forrei com papel vegetal ou de manteiga).
Eu fiz numa forma com uns 38 de diâmetro, porque na receita original avisa que dá um Pão de Ló grande, e de fato cresceu mesmo muito. à medida que esfria, vai abatendo um pouco, mas é natural isso acontecer, aliás é a imagem de marca deste bolo.
A minha foto:
Como esse não era para mim, não tenho a foto da fatia, mas tenho a garantia da cliente que ficou bem fofo e delicioso.
Na próxima faço para mim e tiro a foto para vocês
Agora só uma curiosidade sobre este bolo e sobre a mistura do açucar com as gemas:
Quando batemos as gemas com o açúcar, estamos a cozinhar as gemas. O açúcar tem o poder de cozer as gemas enquanto são batidas, e quando batemos cerca dos 20 min em batedeira eléctrica (que equivale à hora gasta manualmente), esta mistura fica esbranquiçada, suave e aumenta de volume, pela cozedura lenta provocada pelo açúcar, e que faz com que o Pão de Ló fique bastante fofo.
Bom espero que esta receita testada por mim, vos alegre e vos aventure sem medo no delicioso e tradicional Pão de Ló Português.
vou antessipar-me à resposta da Cátia. O Pão de ló tradicional, leva gema e clara. Existem depois outras receitas de Pão de Ló tradicional de várias zonas do País, que é feito mais à base de gemas... como por exemplo o Pao de Ló de Ovar...O Pão de Ló de Alfeizerão..., etc
Como diz que a receita da Cátia, leva muito ovo, tem aqui uma receita tb mt boa que eu já testei...
Temos um tópico sobre o que é um pão-de-ló, já que atualmente no Brasil se usa esse nome para preparações totalmente descaracterizadas da legítima origem: http://receitasedelicias.activeboard.com/t10529149/o-que-um-po-de-l/ Seria interessante se as meninas de Portugal completassem com descrição mais detalhada das características e diferenças das receitas de cada região.
A falta de consumo de ovos causa mais danos à saúde do que o alto teor de colesterol e nem mesmo isso é tão maléfico quanto parece. Interessante notar tb que o valor calórico de um ovo é semelhante a um bife de 50g (uma coisinha de nada, uma garfada!). Ainda tem os benefícios da colina que ajuda no bom funcionamento cerebral e mais o triptofano que é precursor da serotonina (substancia que causa prazer, bom sono e alívio da dor). O consumo de ovos só deve ser moderado para quem tem já tem elevado nível de colesterol e problemas cardio-vasculares.
Portanto, o pão-de-ló legítimo não é uma bomba calórica como muitos pensam e uma boa fatia dele pode ser degustada sem culpa, pois só aumentará nosso bem estar físico e mental!
Cátia: seu pão-de-ló está maravilhoso!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Como diz a Tite e muito bem, compete-nos dar alguns esclarecimentos sobre o nosso
Pão de Ló Tradicional e o das várias Regiôes do País e terei muito gosto em dar essa informação às nossas amigas.
Começo por referir que o que diferencia os vários tipos de pão de ló, é que o Pão de Ló Tradicional, é uma massa simples,e é feita com gema e clara em partes iguais, enquanto as outras teem uma aparência recheada, levando para isso, mais gemas.
Tanto um como outro tem o promenor dos ovos com o açúcar serem bem batidos até ficar uma massa esbranquiçada e levarem pouca farinha, para que a massa fique leve e fofa...
Deixo várias receitas e videos, para que possam verificar essa diferença...
Há ainda quem aconselhe a partir o Pão de ló à mão, não utilizar faca, ou então utilizar faca de madeira, para não alterar o sabor.
Começo por um video de um pão de ló simples, bastante económico
Divido convosco, ainda este video, onde podem ouvir um pouquinho da história do Pão de ló de Ovar que data de 1730... e alguns dos segredos... um deles, a cozedura em forma de barro
Agora uma receita económica do pão de ló de Alfeizerão
Pão-de-Ló de Alfeizerão
Ingredientes:
100 grs de açúcar
6 gemas
2 ovos
50 grs de farinha
Confecção:
Batem,-se os ovos inteiros com o açúcar e, quando a mistura estiver esbranquiçada, juntam-se, a pouco e pouco, as gemas desfeitas. Bate-se tudo durante mais 20 minutos com o batedor manual ou 10 minutos com o batedor eléctrico. Sem bater, junta-se a farinha bem peneirada. Deita-se a massa numa forma de folha ou de barro forrada com um papel groso. Tapa-se com uma folha do mesmo papel. Leva-se a cozer em forno quente (225ºC) durante 10 minutos. Retira-se do forno e desenforma-se. Come-se no dia seguinte.
É por isso que eu gosto deste fórum, aprendemos tudo aqui eheheheh Obrigada pelas explicações querida doce, eu não o faria melhor. Na verdade, eu não sou fã dos outros tipos de pão de Ló para além do que postei aqui, mas todos são muito tradicionais e muito requesitados em Portugal. Já vi pagarem fortunas para ter qualquer um deles.
Tite aqui temos muito a ideia de que um bolo que tenha muitos ovos, prejudica e muito a saúde. Mas o ovo é um alimento muito completo e por isso benéfico para a saúde, desde que não se abuse do seu uso todos os dias.