Meninas como vcs fazem com as tabuas de bolos, eu quero dizer, vcs usam as de madeira? E se usam pedem pro cliente retornar-la? E vende em casas de festas? Principalmente em caso de bolos com pasta americana, se ele nao estiver sobre uma base forte ele pode rachar ou quebrar no transporte nao?
Aqui encontro tábuas de mdf de tamanhos diversos, com pezinhos... Tenho forrado com papel laminado, mas gostaria de usá-las branquinhas. Mas pode ser qquer tinta? Não né... Como as boleiras de plantão fazem? Cris? Aline? Catia? Cynthias? É com vcs, hehe
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Ivandra e Vanessa, aqui temos de tudo: de madeira, em vidro, em placa de esferovite, em papelão, etc depende dos preços que estamos dispostas a pagar. Eu faço da seguinte maneira: se for bolo pequeno (entre os 2kg e os 3kg) e a cliente exigir por ser mais economico, decoro em cima de placa de cartão. Mas se for grande e pesado, decoro em cima de placa de esferovite que já vem coberta com pelicula laminada também. Agora se a placa for de madeira, terá que usar material não tóxico. Como alternativa, pode sempre humedecer a madeira, estender pasta e cobrir a tábua formando uma base. Neste caso deixe secar pelo menos 1 dia (24h) para que a massa fique seca ( pode usar CMC na pasta) e permita trabalhar em cima dela sem marcar. Pode usar o mesmo acabamento no lado da placa como usaria noutra placa: Usando fita adesiva de ambos os lados e fita de cetim. Esta é a minha sugestão, mas de certeza, outras meninas darão outras dicas. Beijo
Então... o pior pesadelo desses dois anos de trabalho foi a história de trabalhar com retorno de tábua... um inferno do capeta. Ano passado eu comecei a colocar o custo da tábua no bolo e o cliente faz com ela o que lhe aprouver, não dá pra ser de outro modo.
Eu uso essas tábuas de MDF que vc falou, Vanessildis. Branquinhas, com pé.
Como vc disse, o bolo não pode de maneira nenhuma ficar direto na tábua. Eu uso um disco de isopor, mesmo nos bolos de um andar só, exatamente pra protejer do contato com a tinta.
Monto o bolo no disquinho e depois sento ele com cola quente na tábua. Simples assim. rs
Obrigada pelas dicas Meninas :) Isso me leva a crer que vivo no fim do mundo mesmo. Esses pratos descartaveis de papel aqui custam uma fortuna de verdade, o terco do preco de um bolo simples, deve ser por isso que só os mercados e padarias grandes vendem bolos.... Quando eu era crianca lembro que tinha q devolver a tabua rsrsrs Isso é chato mesmo eu posso imaginar e inviavel .....
Qual a espessura do isopor? pois que eu me lembre quando compramos eles perguntam os milímetros de espessura. Já usei um papelão bem resistente, trabalho com esse material em artesanato, aproveito e uso em bolos, corto o papelão na forma do bolo, forro com papel alumínio e coloco o bolo por cima, mas queria ver a técnica do isopor!
Evelyn, o que eu uso é bem fininho... a técnica é a mesma do papelão, só que esse isopor é próprio pra uso em alimentos, então dispensa o papel alumínio...
O isopor não escorrega na tábua ou se passa glacê real para grudar na tábua? Estou querendo comprar essas tábuas de mdf e tenho uma entrega de um bolo de 2 andares e vou ter que subir um morro de carro.
Pelo visto temos bastante gente que entende do assunto nesse tópico.
Vou aproveitar que é quase a mesma duvida e postar a minha.
Bom eu estou acostumado a rechear bolos redondos, só que a clientela está pedindo bolos maiores e preciso começar a fazer bolos quadrados.
Fiquei meio perdido, pois nos bolos redondo eu monto no aro com disco de isopor no fundo, coloco na geladeira para gelar por algumas horas, desenformo e cubro com chantily.
No quadrado, acabei colocando diretamente sobre a embalagem de bolo de plástico e confeitei diretamente nele, ficou +- e o acabamento ficou muuuuito mais feio que nos bolos redondo e achei que no fundo estou fazendo algo errado.
Gostaria de pedir algumas dicas de como montar bolos quadrados para essas boleiras experientes daqui do fórum!
Também monto o bolo no aro, mas monto de cabeça pra baixo, seja redondo ou quadrado. Assim quando termino com a última camada de bolo é só colocar o isopor em cima e virar.
Também monto o bolo no aro, mas monto de cabeça pra baixo, seja redondo ou quadrado. Assim quando termino com a última camada de bolo é só colocar o isopor em cima e virar.
Pra vc não funcionaria dessa forma?
Então, você utiliza plastico film na forma para rechear o bolo? no meu que eu fiz acabei recheando diretamente na embalagem de plástico retangular e depois confeitei .
Fiquei na duvida de colocar um prato de papelão por baixo, eu vi que colocam os discos de isopor, mas acabei utilizando nada kkk...
A Tite entende melhor das explicações técnicas do que eu, mas em linhas gerais é porque a tábua não é feita de materiais apropriados para o contato com produtos comestíveis.
Eu uso essas tábuas de madeira revestida de fórmica branca com pézinhos e peço devolta. Mas minha demanda é bem pequena, creio que se tivesse muitos bolos isso não daria certo. Mas não entendo quando voces falam que o bolo não pode ficar direto na tábua... Gente é fórmica.... Eu tenho por profissão designer de interiores e já projetei até pias de cozinha em fórmica ( que na verdade é marca).. pois existe versão deste produto no mercado que resiste inclusive á água... É um material não poroso que inclusive é usado nas bancadas de cozinha ou mesas de cozinha...onde geralmente manipulamos alimentos.Eu inclusive estico a pasta americana em cima de uma mesa de cozinha revestida do que??? De fórmica branca.... Quando fiz um curso com a Isamara Amancio ela tinha uma bancada enorme pra todas trabalherem nos bolos que era doque? Fórmica... Ou seja....não faz sentido não poder por o bolo em cima da tábua revestida de formica...concordam??? Se fosse uma tabua crua...sem pintura tudo bem, ou se fosse uma tabua pintada tb faria sentido.
Pois é Pri...eu tava aqui indagando isso....mas parece que há alguma substância na fórmica da tábua que pode passar para o bolo. As da bancadas devem ser de outro tipo, será?
Laminado melamínico tem diferença de padrao, cores, texturas e alguns especiais como citei q podem viram até pias de cozinha sem problema.....mas não tem diferença neste caso não...o mesmo laminado que reveste a tabua é o que reveste sua cozinha, sua mesa, que é vendido em chapas enormes e são recortas conforme o tamanho de onde serão aplicadas