Esse manjar, minha avó fazia quando eu era criança, e bateu uma saudade daquelas... Fiz, seguindo à risca como era feito por ela, à não ser a geleia de damasco com laranja que foi um improviso meu. Vamos à receitinha: 1 litro da água que se cozinhou beterrabas (atenção, não coloque sal, nem açucar) utilize as beterrabas para uma bela salada, mas não jogue fora a agua do seu cozimento. suco de 2 laranjas coado 3 cravos, 1 pedacinho de canela em pau, casca de meia laranja 1/2 xícara (chá) de açucar 5 colheres generosas de amido de milho Ferva o caldo do cozimento das beterrabas com o suco de laranja, a casca, cravo, canela e o açucar, para que pegue gosto. Depois de ferver por uns 3 minutinhos, retire as especiarias e a casca da laranja. Dissolva o amido de milho num pouquinho de água e junte ao caldo, mexendo sem parar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutinhos. Coloque numa forma de furo central, untada com óleo, se quiser desenformar seu manjar, ou despeje num refratário.Leve à geladeira até que se firme.
Geleia de Damasco e laranja Utilizei 6 damascos secos, aonde aferventei com 1/2 xícara de água. Depois de frio, bati no liquidificador e acrescentei suco de 1 laranja, 2 colheres (sopa) de açucar, e 1 colher (sobremesa rasa) de amido de milho. Levei ao fogo até apurar. A combinação de damasco com laranja pra mim é perfeita, e nesse manjar docinho ficou muito bom. Espero que gostem.
.
.
__________________
Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos.
Malunew: olha, nao fica nao viu, claro vc sente lá no finalzinho um pouco, mas o suco de laranja e a casca e as especiarias, tiram bem o gosto da beterraba.
Hoje dei um pedaço à minha vizinha (fiz ontem), que não gosta desse manjar, pois ela comeu e elogiou bastante.
Essa geleinha tb, fica + azedinha e mascara bem o sabor da beterraba.
Acho legal, por reaproveitar uma coisa que normalmente jogamos fora, aonde tem muitos nutrientes. Crianças normalmente nao comem beterrabas, e aí fica a dica.
Pode inclusive, colocar por cima, aquela calda de caramelo com ameixas pretas, tb fica legal.
Outra dica que eu sempre fazia qdo meus filhos eram pequenos, eu usava essa caldo do cozimento das beterrabas para fazer gelatina sabor cereja, mas só neste sabor que encobre praticamente todo o gosto da beterraba.
__________________
Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos.
Cynthia, muito interessante. Eu, normalmente, uso a água para cozinhar arroz, massa ou no feijão. Quando não dá, rego meus temperinhos com ela, dá uma força enorme nas plantinhas. Vou experimentar a próxima vez que cozinhar beterrabas. Obrigada.