Essa eu aprendi com a D. Vilma... Ela faz tudo meio que no olho, mas eu tentei descolar uma receita...
250g de amendoim torrado e sem casca, triturado
1 litro de leite
A metade desta medida de açúcar cristal (Ela explicou assim: se você usar 2 copos de leite, usar "quase 1 copo" de açúcar)
Leve ao fogo o leite e o açúcar. Mexendo sempre deixe ferver... Continue mexendo..., mexendo..., mexendo e depois de uns 20 minutos vai formar uma calda grossa...
Não pare de mexer..., vá mexendo, mexendo e quando estiver com uma aparência de leite condensado, acrescente o amendoim.
Deixe mais uns 5 minutos no fogo, sempre mexendo.
Desligue o fogo e misture vigorosamente para esfriar. Na medida em que esfria, o doce deve perder o brilho. Se perder o brilho está no ponto. Se continuar brilhoso, leve ao fogo mais um pouco sempre mexendo. Não exagere no tempo para não perder o ponto. Desligue o fogo e teste o ponto novamente.
Coloque em uma forma untada com margarina e espere esfriar para cortar.
(Acredito que o doce tenha ficado de 30 a 40 minutos no fogo.)
Muito tempo depois... fui para a cozinha fazer de novo. Fizemos (eu e a Vania, a filha da doceira citada acima) muito doce em um dia só... A receita dá certo... mas o problema, de novo, é o maldito ponto!
Na foto aparece a cocada e o pé de moleque (em maior quantidade).
Primeiro fizemos a cocada. Para testar o ponto, minha tia colocava um pouco de doce em um prato e mexia rapidamente, ou seja, esfriava o doce para saber se estava no ponto.
A D. Vilma disse que tem que desligar o fogo e mexer rapidamente para verificar se perde o brilho.
Bem, concluí que nos dois casos as "doceiras" esfriam o doce. Assim, mesmo fazendo o pé de moleque, eu coloquei parte do doce em uma vasilha e misturei para esfriar. Quando achei que estava no ponto da cocada eu desliguei. Colocamos o doce em uma assadeira e quando morno cortamos com a faca.
Assim, concluí que o ponto do doce é igual ao da cocada que eu ainda não descobri uma forma precisa de se testar!
No mesmo dia ainda fizemos um doce de leite... mas esse não conseguimos acertar o ponto, então comemos de colher mesmo!
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Outro dia assistindo ao programa Receita Minuto da Band,a culinarista Isamara Amancio,fiz Pé de Moça,eu achei bem parecido o gostinho ao do Pe de Moleque,por eso coloquei neste tópico. Si errei podem trocar,obrigada Link da receitae video:http://www.band.com.br/entretenimento/gastronomia/conteudo.asp?ID=314918
Ingredientes: Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar. 1 lata de leite condensado. 1 xícara (chá) de amendoim torrado e descascado. 1 colher (sopa) de margarina. ½ colher (café) de fermento em pó. 1 xícara (chá) de açúcar(pra fazer o caramelo)
Preparo: Coloque o açúcar, o leite condensado, o amendoim, a margarina e o fermento numa panela. Leve ao fogo e mexa até desgrudar das laterais da panela. Em outra panela, caramelize o açúcar e acrescente sobre o doce. Continue mexendo até ponto de bala. Desligue o fogo e mexa, batendo, até perder bem o brilho e ficar bem pesado. Unte a bancada com margarina. Espalhe o doce, corte e deixe esfriar.
Fiquei sabendo porque chamam a este doce Pé de Moleque:segundo as doceiras de Minas ele se chama pé-de-moleque, porque antigamente elas colocavam o doce na sacada das janelas para esfriar e os moleques viam e comiam escondido... aí elas gritavam: Pede moleque!!! Daí surgiu o nome pé-de-moleque... Eu vou pedir manha Pé de Gol¡¡¡¡¡ .
O doce depois de pronto e antes de quebrar...
Ja queBrasil nom consigueu manha nos vamos a reunir unos brasileiros de Bahia,Rio,Rondonia,Minas e Passo Fundo aqui na casa pra ver o jogo e matar as saudades comendo uma boa macarronada,Pao de Queijo da Tite,sorvete da Grazy y Pe de moleque ,uma pequena festinha.
Docemelga:obrigada,certamente Espanha estaba precisando uma alegria. Grazi: donde están ? gostaria ver outras opciones,como diz a Vanessa o ponto .... Beijos