É a técnica ideal para quibes e salgadinhos do tipo bolinhos, coxinhas, croquetes e batatas fritas. O óleo mais indicado é o de milho ou o de canola. Use uma frigideira funda e pequena para evitar desperdícios. Para que o alimento não absorva excesso de óleo, a temperatura deve ser mantida entre 180º a 200º C. O segredo é fritar pequenas porções de cada vez. Nas fritadeiras elétricas com termostatos, esse controle é automático e os riscos de erro diminuem.
Para identificar o momento em que o óleo atingiu a tempratura certa, mergulhe a ponto do cabo de uma colher de pau. Se em sua volta formarem-se borbulhas, está no ponto. No caso das fritadeiras, o termostato tem uma luz com a indicação.
2. Por banho
É uma variante da fritura por imesão. A temperatura do óleo deve atingir de 170º a 180º C e a frigideira mais adequada é do tipo tacho, com a superfície mais aberta. Durante a fritura, banhe o alimento com óleo usando uma colher de cabo longo ou escumadeira. Esses banhos vão produzir alterações, formando pequenas bolhas de ar como no caso do pastel.
3. Para uma fritura mais saudável
- Evite aproveitar o óleo das frituras por imerção, a menos que você use a frigideira elétrica. Além de absorver odores, o óleo aquecido sofre transformações absorverndo substâncias tóxicas. Ao ser aquecido, o óleo vai mais rapidamente atingir uma alta temperatura, degradando-se rapidamente.
- Também não tente 'esticar' o óleo da fritura, acrescentando óleo novo. Numa mistura assim, os alimentos tendem a ficar rapidamente encharcados.
- Nunca esqueça de transferir os alimentos imediatamente para um prato forrado com papel-toalha ou guardanapo absorvente.