Pedacinhos de giz na caixa de bijuterias, evita que elas escureçam.
Evite usar jóias ou relógios quando estiver fazendo trabalhos manuais. Qualquer tipo de atrito pode marcar o metal ou lascar e soltar as pedras.
Não guarde jóias umas sobre as outras. Pérolas, pedras e metais preciosos têm diferentes graus de dureza e podem ser arranhados. O ideal é embrulhá-las em papel de seda, veludo ou camurça.
Ao colocar ou tirar brincos e anéis, evite segurá-los pelas pedras, pois elas podem se soltar.
Quando for lavar as mãos, tire os anéis antes. O sabão pode ficar nos cantos das peças, prejudicando o brilho do metal e das pedras.
Se a jóia tiver pedras, é preciso verificar se elas estão firmes. Periodicamente, segure-a junto ao ouvido e bata de leve na pedra com a ponta do dedo. Se ela estiver solta, você ouvirá um ruído característico. Neste caso, leve-a a uma joalheria o mais rápido que puder.
Para maior segurança, teste os fechos de colares, pulseiras e broches antes de usá-los.
Pérolas A pérola é uma gema porosa. Por isso, ela é vulnerável à poeira, restos de maquiagem, perfumes e outros elementos. Para conservar seu brilho natural são necessários alguns cuidados: Limpe-as após o uso com uma flanela bem macia. Guarde de preferência, numa caixinha forrada de tecido ou couro. Se você não tem, opte por embrulhá-las em papel de seda ou celofane, evitando que as pérolas sejam riscadas. Aplique perfume ou spray para cabelo antes de colocar seu colar ou brinco - as pérolas são sensíveis aos ácidos e álcoois. Tome cuidado também, no banho, com xampus e sabonetes. Nunca acredite que as pérolas ganham vida e beleza quando banhadas com água do mar. A salinidade pode causar danos irreversíveis à textura da gema. Não entre no mar com elas. A oleosidade natural da pele é excelente para as pérolas, deixando-as mais brilhantes e vistosas. Troque a cada dois anos o fio de seda que prende as gemas. Com o tempo de uso ele vai esticando. Toque suas pérolas. Elas estão vivas e vão adorar.
Você deve limpar suas jóias de quando em quando, mesmo que sejam bijuterias. De 2 em 2 anos, leve as jóias verdadeiras para uma revisão no joalheiro. E guarde-as sempre em um local bem escuro, embrulhadas individualmente em papel de seda escuro e de preferência dentro de uma bolsa de feltro ou veludo.
Banhe seus brilhantes ou diamantes com gim e seque-os bem, ou então faça uma mistura de amônia com água fervente. Coloque os brilhantes ou diamantes em um coador ou saquinho de tecido bem fino e mergulhe dentro dessa mistura fervente. Deixe a água esfriar e enxágüe-os. Deixe-os, depois, de molho em uma vasilha com álcool metílico, durante 10 minutos. Retire, enxugue e dê lustro com uma flanela. Se preferir, pode deixá-los mergulhado em álcool metílico durante toda uma noite. Se preciso, esfregue-os com uma escovinha macia.
Diamantes Artificiais: Limpe-os apenas com papel de seda bem fino. Não devem ser molhados em água quente ou ficar de molho em água fria por muito tempo.
Esmalte: Escove suas jóias esmaltadas, com uma escovinha de dentes embebida em um creme preparado com grés (arenito) e um pouco de água, depois enxágüe em água corrente e enxugue com uma flanela macia.
Ônix, Ametista e Ágata: Essas jóias devem ser limpas apenas com um algodão embebido em álcool metílico.
Coral: Se tiver facilidade em conseguir água do mar, de vez em quando, deixe as jóias de coral de molho nela. Caso contrário, coloque-as em água salgada mesmo. Por isso, você pode tomar banho de mar sem retirar um colar ou pulseira de coral.
Para as pessoas que tem alergias com bijuterias e ficam com as orelhas inflamadas é só furar a parte do brinco que tem o contato com a orelha no alho.
Limpeza de anéis e colares de ouro: coloque as jóias num instante em um recipiente com água morna a qual se acrescentará um detergente para roupa fina. Depois enxágüe, seque e esfregue com uma flanela. Para dar mais brilho há duas maneiras: 1) deixar de molho com suco de cebola durante duas horas e depois secá-las bem; 2) mantê-las de molho, por 3 horas, em leite morno.
Dicas para limpar jóia ou bijuteria: 1) Passe um pano com batom, de qualquer cor. Depois, esfregue bem com uma flanela. O batom some e o brilho reaparece.
2) Limpe com pasta de dente (com escovinha de dente velha, ou uma bucha, depende do tipo da peça), polindo depois com uma flanela.