Sabão líquido de gordura de côco usado para roupas delicadas na máquina de lavar ou para lavar louça.
- 1000g de gordura de côco - 470g de lixívia potássica à 50° BÉ - 2500 de água filtrada morna - 40g de essência - 80ml de álcool comum - 20 gotas de suco de limão
Lixívia: Em um recipiente graduado, coloca-se exatamente 760g de potassa cáustica, completa-se um litro com água filtrada, mistura-se com muito cuidado e deixa-se descansar. Separa-se desta solução os 470g que deverão ser misturados à gordura de côco.
Modo de preparo: Coloca-se a gordura previamente aquecida (50ºC aproximadamente), numa vasilha plástica. Mistura-se inicialmente o ácool mexendo bastante, longe do fogo, muito lentamente. Acrescenta-se a lixívia já separada, batendo sem parar. Quando formar um mingau bem espesso coloca-se muito devagar a água morna e a essência. Continuando a bater por mais alguns minutos, ao notar que a mistura é estável, pare e deixe descansar. Coloque as gotas de limão, depois envase em frascos e use quando quiser. Pode ser usado com ou sem perfume. Se quiser um perfume natural e muito agradável, bastante comum na cozinha, descasca-se dois limões grandes um ou dois dias antes de fazer o sabão e deixa-se de molho nos 80ml de álcool que serão usados na fórmula. Se preferir, faça o mesmo com 12 cravos da índia.