Há alguns meses eu via jornais casos confirmados no México, nos Estados Unidos... Hj os jornais praticamente só falam de casos no Brasil e metade do tempo dos jornais locais falam sobre a gripe.
Por aqui, indicam lavar as mãos pelo menos 10 vezes ao dia, passar álcool gel nas mesas, objetos de uso comum, maçanetas etc, evitar aglomerações, não compartilhar copos e talheres.
Há pessoas que usam máscaras nos ônibus e shoppings, mas há quem diga que isso é exagero e reforçam que quem tem os sintomas deve procurar o médico e não ter contato com outras pessoas.
Em Curitiba todas as escolas suspenderam as aulas. As crianças devem ficar em casa pelo menos até o dia 10... (além das férias normais, mais duas semanas sem aula)
Pergunto então... Que cuidados são tomados no Japão? E na Espanha? E na sua região?
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Oiee Bom aqui no Japão o cuidado é extremo, agora q estamos no nosso curto verão amenizou um pouco sobre a gripe suina, mas no começo q surgio essa gripe, os cuidados eram extremo, no serviço do meu marido era obrigatorio usar mascara, aqui geralmente se vc tem gripe normal ja aconselham usar mascaras para nw passar para outras pessoas, eu para ir no mercado usava mascara tbem. aqui nos mercados e farmacia estava em falta mascaras e alcool em gel. aqui em casa mesmo no verão e sem gripe temos o costume de deixar o alcool em gel em cada banheiro, pegamos esse costume pq aqui no japão tem muitos tipos de virus e gripe, a influenza normal eu mesma ja peguei duas vezes e a gabi uma vez, meu marido nunca pegou, entw como o inverno aqui é longo esses costumes q no brasil é novidade para nós é normal, a influenza suina começou aqui no japão em kobe, minha mãe mora em kobe, ela disse q nas ruas todos, mas todos mesmo estavam usando mascara, entw o aconselhavel é usar mesmo, pois vc pode estar super bem, mas quem garante q quem esta no seu lado no onibus esta bem ne, tudo cuidado é pouco. Vanessa minha cunhada q mora ai em curitiba estava comentando comigo q as aulas da filha dela vai atrasar para começar, mas ela achou ate bom, para evitar contatos com outras pessoas. tomara q comece logo a ter vacina. bjsss
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Aqui em SC, a Secretaria de Educação resolveu não retardar o início das aulas, porém, está recomendando aos pais que não mandem seus filhos para a escola se estiverem com sintomas de gripe e resfriado. Além disso, pede para pais e professores notificarem as autoridades de saúde dos casos de gripe para, se necessário, tomar outras medidas.
O que me deixa muito indignada é a falta de educação da grande maioria das pessoas em caso de doenças contagiosas, ainda que seja um simples resfriado. Dias atrás, uma mulher passeava tranquilamente pelo supermercado com uma criança doente de sarampo, rubéola, catapora ou coisa parecida, pois estava cheia de feridinhas. Até mesmo os funcionários do supermercado ficaram indignados, porém, não podiam tomar nenhuma medida. Em outros tempos, eu diria que é falta de informação. Atualmente, com tantos meios de comunicação (ainda que mal aproveitados), penso que é somente falta de consideração com as demais pessoas.
No Brasil não temos a cultura de faltar ao trabalho em caso de gripe, mas essa seria a medida correta, mas é para ficar em casa em recuperação e não passeando na rua, transmitindo virus.. hehe.. essa instrução tb foi dada pelo Ministro da Saúde em entrevista ao Jô, num programa totalmente dedicado ao assunto. Eu, por exemplo, não sabia que os casos de morte por qualquer tipo de gripe eram tantos, principalmente nos chamados grupos de risco: crianças, idosos, grávidas e portadores de alguma doença grave. O caso da menina que morreu em pleno voo neste domingo mostra como não se deve menosprezar aquilo que parece uma simples virose.
Converso muito com a Suzana sobre educação no Japão e tudo que a Aline relatou demonstra o quanto as pessoas lá são bem instruidas e educadas (ainda que seja pela imposição.. hehe). Isso é o que mais admiro da cultura oriental (além da comida, é claro.. hehe).
No mais, nada de pânico. Água, sabão e alcool previnem muitas doenças, não só a gripe.. mas, por favor, sem paranóia.. hehehe.. eu só saio correndo se for catapora, pois essa ainda não tive... hahahahaha..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Pois então....Tite. Eu nunca tive catapora e fiquei trancafiada em casa por dez dias enquanto meu filho teve. Não saía nem eu para não repassar o vírus caso estivesse entubado.
E não é que eu não desenvolvi?????? milagres, milagres.....
Quanto a essa gripe, achei um descabimento adiar as aulas. Era só tomar os cuidados certos e os pais terem o dissernimento de cuidarem um pouco mais de seus filhos. Agora os pequeninos terão de ter aulas aos sábados ou emendar um ano no outro (no caso do meu filho) e passarem o maior calor nas salas de aula (claro que não vão colocar os pequenos no ar condicionado, vão?). fora o transtorno que isso vai gerar para os pais.
No meu caso, estou tendo de deixar o pequeno sozinho em casa e me descabelar no trânsito para sair do trabalho e dar almoço a ele, fora que fico cozinhando até a madrugada para que ele tenha comida no dia seguinte.
Acho uma paranóia sem tamanho.....
E as emergências?????? toneladas de pessoas que dão um espirro e lá estão, quando casos mais graves deixam de ser atendidos porque o paciente não tem paciência para esperar até 10 horas para ser atendido. Isso tem cabimento??????
Nessas horas é que tenho vergonha de morar no Brasil......
Maluga: concordo inteiramente com vc. Um absurdo prejudicarem a todos quando só deveriam estar em "quarentena" os que estão doentes. Achei correta a medida do governo de SC. Hoje mesmo vi reportagem mostrando agentes de saúde visitando as escolas e esclarecendo alunos e professores sobre as medidas adequadas. Muito mais educativo do que manter todos em casa e duvido muito que a grande maioria esteja na internet ou vendo tv para se informar mais a respeito de medidas preventivas.
Certamente vc não pegou a doença pois tomou os cuidados necessários. Tive caxumba aos 39 anos, que peguei do meu sobrinho. Ele foi me visitar, começou a se sentir mal e foi embora logo cedo. Me telefonou informando que era caxumba, mas já era tarde demais, eu tinha abraçado, beijado e ficado ao lado dele no sofá pois ele havia chegado bem, sem sintomas de doença alguma. A caxumba apareceu para mim exatamente no décimo quinto dia, o último dia do prazo de incubação. Essas doenças são muito dolorosas em idade mais avançada do que na infância.
Com relação às emergencias, o problema é que as pessoas precisam de atestados para se ausentar do trabalho, o que acho uma medida correta, porém, nosso sistema de saúde é realmente vergonhoso. Nosso zelador ficou 3 dias sem trabalhar na semana passada e apesar do transtorno que isso nos causou, não reclamei pois, pior seria se ele estivesse aqui transmitindo o virus a todas as velhinhas do prédio (sim, meu prédio é quase um asilo.. hahahahaha).
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Por aqui tem muito mais boato do que informação de fato. Em qualquer loja que a gente entra tem gente falando que no hospital tal morreram x pessoas e que a secretaria de saúde não divulga isso.
No comércio o álcool gel é raridade. Há pessoas se entupindo de vitamina C com a intenção de reforçar as defesas do organismo.
Enquanto isso... shopps lotados. Crianças e mais crianças andando de patins na pista de gelo.
Hoje um colega disse que criança tem que ficar em casa e ponto final. E concordei com ele pq uma criança de 4 anos que vai a uma lanchonete não consegue simplesmente comer. Tem que comer e brincar ao mesmo tempo e nessa de brincar coloca o sanduíche na mesa e daqui a pouco na boca e por aí vai.
Hoje estive em uma universidade que está com as aulas suspensas. Em todos os corredores tem álcool, cartazes informativos, bebedouros desligados e avisos por toda parte.
Só falta as pessoas mudarem de postura.
Ahhhhhhhhhhhhhhhhh e como não podia deixar de ser, tem gente desesperada, neura total, que acredita que um espirro do colega que senta ao lado pode ser fatal, mesmo quando tal colega diz que não tem febre, que não tem sintomas ou coisa parecida.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Segundo informação da Folha de SP, em 2008, só na cidade de SP, morreram 6.324 pessoas devido aos males provocados pela gripe comum, tais como: pneumonia, bronquites e outras doenças pulmonares ( http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u600893.shtml ) imaginem os casos somados do país inteiro. Isso é assustador e, como eu disse no post acima, eu não sabia que tanta gente morria por conta da gripe comum. Segundo o Ministro da Saúde, o H1N1 é menos letal, só é mais perigoso para os já citados grupos de risco.
É importante ter boa alimentação, mas é bobagem tomar vitamina C em excesso pois ela é eliminada pela urina.
Sobre o alcool: pode ser usado o alcool comum, de 92 ou 94 graus diluido.. isto é: para cada 3 partes de alcool, usar uma de água. Isso faz com que o efeito seja mais duradouro sobre a superfície onde é aplicado.
Então, meninas, talvez esse pânico com a nova gripe faça com que as pessoas passem a ser mais cuidadosas e, como disse a Vanessa, mudem de postura, em relação a qualquer doença contagiosa, ainda que seja só um resfriado comum, mas sem neurose!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite: Vc acredita meeeeeesmoooo que as pessoas vão se lembrar das dicas básicas para se evitar doenças depois que a imprensa parar de noticiar????? Não sei não, andei perdendo um pouco a confiança de que o brasileiro consiga manter uma consciência coletiva e preventiva.
Aqui o álcool com 92 ou 94 graus é proibido a venda, inclusive em farmácias, sem receita médica, pode?????? Tudo isso porque uns idiotas imitaram os idiotas diplomados que colocaram fogo no índio, só que aqui foi um morador de rua.
Não duvido de que aquela história que circula na internet sobre a gripe programada seja mesmo verdade. Os grandes laboratórios fazem coisas impensáveis só para obter lucro, tais como desenvolver e disseminar um vírus para venderem mais remédios e vacinas e faturarem milhões além de barbarizarem na bolsa de ações. Eles ficam lá protegidinhos em suas cúpulas luxuosas, só contando dinheiro. Sempre disse que o ser humano é cobaia da evolução da medicina.....fazer o que né?
Aqui no sul, as emergências não fornecem atestado médico. Se necessitar, é preciso, depois de passar (e esperar horas) pela emergência, consultar com médico particular ou de convênios (gasto em dobro).
Mas, com os cuidados que sempre tomei em relação a higiene, vou seguindo sem gripe e espero que todas vocês também se cuidem, afinal são caras para mim.
Maluga: concordo com vc novamente quanto à memória do povo.. hehe.. mas, na medida do possível, tento alimentar um pingo de esperança de que a instrução prevaleça, ainda que nossos governantes façam apologia ao analfabetismo.. hehe..
O alcool chegou 92/94 graus chegou a ser proibido acho que em todo Brasil, talvez até por intere$$e$ economicos.. hehe.. mas aqui está liberado. O fato é que o alcool 70 graus é mesmo mais eficiente para higienização.
Intere$$e$ de qualquer natureza estão em toda parte (até na Suiça) e não duvido de nada.
Que esquisito isso das emergencias de hospitais públicos não fornecerem atestados! aqui na cidade não sei como funciona pois nunca precisei, vou até perguntar ao povo lá do hotel por mera curiosidade. Aliás, semana passada veiculou em rede nacional a venda de atestados por um médico do serviço público de SC, por 30 reais cada um, encomendados via telefone por qualquer pessoa! Uma lástima!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Alguns hábitos básicos de higiene já ajudam na prevenção desse vírus H1N1.
PERGUNTA
RESPOSTA
1.-
Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?
Até 10 horas.
2. -
Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?
Torna o vírus inativo e o mata.
3.-
Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?
A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.-
É fácil contagiar-se em aviões?
Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.-
Como posso evitar contagiar-me?
Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.-
Qual é o período de incubação do vírus?
Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.-
Quando se deve começar a tomar o remédio?
Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.-
De que forma o vírus entra no corpo?
Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.-
O vírus é mortal?
Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.-
Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?
Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.-
A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?
Não porque contém químicos e está clorada
12.-
O que faz o vírus quando provoca a morte?
Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.-
Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?
Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.-
Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?
De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.-
Onde encontra-se o vírus no ambiente?
Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.-
O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?
Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.-
Qual é a população que está atacando este vírus?
De 20 a 50 anos de idade.
19.-
É útil a máscara para cobrir a boca?
Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.-
Posso fazer exercício ao ar livre?
Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.-
Serve para algo tomar Vitamina C?
Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.-
Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?
A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.-
O virus se move?
Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.-
Os mascotes contagiam o vírus?
Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.-
Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?
Não.
26.-
Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?
As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.-
O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?
Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.-
Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?
Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
29.-
Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?
Não serve para nada.
30.-
As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?
SIM.
31.-
Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?
NAO.
32.-
O que mata o vírus?
O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.-
O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?
O isolamento.
34.-
O álcool em gel é efetivo?
SIM, muito efetivo.
35.-
Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?
Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.-
Este vírus está sob controle?
Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.-
O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?
A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.-
Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?
SIM.
39.-
As crianças com tosse e gripe têm influenza?
É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.-
Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?
Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.-
Posso me contagiar ao ar livre?
Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.-
Pode-se comer carne de porco?
SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.-
Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?
Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.
KYntha adorei o q vc postou, imagine nós aqui no japão no inicio do ano quando começou a circular essa gripe, sem informações em portugues rsss
Maluga meu marido acha a mesma coisa, q esse virus foi criado em laboratorio, como diz o presidente Lula, foi criado pelos olhos azuis, tudo culpa deles, a crise, o virus kkkkkkkkkkkkkk falando serio, eu e meu marido achamos q esse virus foi criado pelos americanos, pq muito estranho aparecer no mexico, do nada, mas do nada mesmo em porcos, o mexico é pau mandado do EUA como o japão ne rss. e como Mexico esta la do ladinho deles, facil criar um virus colocar a culpas no pais mais pobre, e depois ganhar muitos milhoes fornecendo vacinas e remedios, otima ideia para driblar a crise nos laboratorios, ne rsss. Pode ser q nosso pensamento seja errado, rsssssssss.
só quero ver o nosso longo inverno aqui no japão, ai da ate medo só de pensar, tomara q criem logo a tal da vacina. bjs
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Kyntha: Você devia disseminar essas informações por e-mail, assim passamos aos nossos contatos e eles aos deles, assim formamos mais uma frente para poder diminuir as dúvidas quando ao vírus. Post muito bom mesmo.
Aline: minha família toda tem problemas complicantes. Alguns tem diabetes, outros problemas respiratórios e muitos com problemas cardíacos, além de serem idosos. O medo se espalhou, mas com cuidado estamos tentando levar a vida adiante. Aqui agora entrou uma onda de umidade com muita chuva e o meio ambiente daqui já é úmido naturalmente. Como havia muito sol, o vírus não se espalhou tanto, mas agora o risco aumenta cada vez mais. Vamos torcer por uma vacina, pois, vírus criado ou não, mata a nós, pobres contribuintes e consumidores....eheheheheh. o que seria da ciência se o homem não interferisse na natureza? Antes de existir interesse econômico em remédios, não existia doenças. Chás e ervas manteram a humanidade por milhões de anos antes da civilização, não é? ou o homem da caverna sofria das nossas doenças????? claro que não, não tinham farmácia na esquina......
Minhas amigas, temos que ficar alertas e nos prevenir contra esse vírus. E o cuidado fundamental é a higiene das mãos. Os médicos, que a princípio, colocavam no grupo de risco idosos,crianças e portadores de outras doenças, estão alarmados com o índice de mortes em jovens e pessoas saudáveis.
Maluga, essas informações, recebi de amigo por e-mail e já repassei para todos meus amigos e pedi que eles também repassasem, pois são informações valiosas. Vou tentar repassar para vcs através de e-mail.