Como não domino a arte, andei visitando muitos blogs e pegando uma ideia aqui e outra ali. Resultado... cachecol de tudo quanto é cor!
Esse cachecol é muito legal. Fica todo enrolado. Dá para enrolar no pescoço criando uma "gola" volumosa. Usei uma lã trifill bem fofinha.
Como que faz? Fácil... Coloque 120 pontos na agulha. Faça a primeira carreira em tricô. Na segunda, faça um ponto em tricô e aumente um ponto, faça um tricô e aumente um ponto... vá assim até o final. Na terceira carreira, faça tudo em tricô. Na quarta, de novo um ponto e aumente um, um ponto e aumente um... Quinta carreira toda em tricô. Sexta, sétima... até a décima primeira tudo tricô. Arremate e pronto.
Importante... eu tentei colocar 120 pontos na agulha, mas não deu. Ficou muito apertado. Então, fiz 3 partes de 40 pontos e depois costurei uma parte na outra.
Eu gosto do ponto usado para fazer barras (1 meia, 1 tricô alternados) mas acho um saco. Nesse cachecol usei um ponto que dá um efeito semelhante, e juro que não tem ponto meia!
Coloque na agulha uma quantidade de pontos múltiplo de 3. Todas as carreiras são iguais. 1 ponto tricô sem fazer (eu só passei para a outra agulha), uma laçada e dois pontos juntos em tricô... repetir até o final da carreira.
Só isso! Usei a lã pinguim sedificada.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Esse é super ultra colorido e super ultra comprido... Deu trabalho, não pelo ponto, mas pelo tamanho!
Já não sei mais qual lã usei, mas fiz assim:
Coloquei uma quantidade ímpar de pontos na agulha. O primeiro ponto fiz em tricô, dei uma laçada e fiz dois pontos juntos em tricô. Repetir até o final da carreira a laçada e dois pontos juntos, laçada e dois pontos juntos...
Todas as carreiras são iguais.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Por fim, mais dois simplérrimos! Ponto tricô e só... Usei a mesma lã fofinha da trifill para fazer o primeiro, o segundo não sei...
Nesse último eu triotei uns 70 cm e dividi os pontos em duas partes. Tricotei por uns 10 cm, mas separadamente (usei dois fios, um para cada parte). Depois, tricotei mais uns 10 cm usando o mesmo fio.
Fazendo isso fica um "buraco" entre as duas partes e é por aí que eu passo uma das partes formando uma gravatinha.
Grazi: pois é, eu fico pasma.. devo estar muito velha e ser muito incompetente pois não consigo fazer tanta coisa ao mesmo tempo, como fazem essas meninas.. hahahahha..
Vanessa: parabéns pelo trabalho.. todos estão lindos. Me parece que no segundo modelo é o ponto barra inglesa.. achei interessante seu modo de fazer, totalmente diferente do meu, que fica com os pontos mais frouxos e o seu é bem apertadinho.. vou experimentar a sua receita... hehe.. mas, apesar de gostar muito desse ponto, prefiro o último, pela cor e pelo modelo.. então, já que vc vai mandar esse para a Cris, pode tricotar outro para mim, por favor.. hehehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Meninas.....há muito tempo que deixei de tricotar (pelo menos com lãs e linhas) mas gostava de fazer principalmente blusas com pontos e cores inéditas....eheheheheh....graças a Deus minha tendinite não permite mais que eu faça tricô pois teria de deixar de fazer depilação para arranjar tempo para tricotar.
QUERO SER POLVO QUE NEM A CRIS, A VANESSA E A TITE!!!!!!!!
Vanessa: seus trabalhos estão incríveis e eu bem que gostaria de ter uma ou duas dessas para alegrar minhas roupitas pretas de trabalho.....eheheheh.....tem meu endereço, não tem?
Maluga: eu??!! to que nem vc.. com lãs e agulhas não tricoto mais por conta das minhas "ites".. hehe.. aliás, não tenho feito nada de coisa alguma. Se continuar desse jeito, o fogão e eu vamos enferrujar.. hehehe.. ainda bem que meus gatos só comem ração.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Vanessa: há muito tempo atrás, fiz um cachecol para minha mãe, num ponto bem facinho e que eu não lembrava mais de jeito nenhum. Ia pedir ajuda aqui mas não sabia nem como explicar o ponto.. hehe.. resolvi buscar pelo google e achei: http://renatabatata.wordpress.com/2008/08/03/ideias-para-cachecol-de-trico/ É o da primeira foto. Esse ponto é ótimo para vc que gosta só de tricô.. eu faço todas as carreiras em ponto meia e dá o mesmo efeito.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, Deve render um monteeeeeeeeeeeee! Eu fechei minha fábrica..., mas tenho fé que vai esfriar de novo (haha e nem preciso de muiiiita fé) e sou capaz de reabrir! Valeu a dica!!!
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa sao todos lindos, eu tbm me arrisco no trico, mas sao poucos pontos q domino, alguns so faco com receita, pois me enrolo toda... to aqui lendo sua explicacao para esse segundo onde vc diz nao ter usado o ponto meia, nao descobrir ainda como fazer, ficou muito bom!
Acho q so tentando fazer, acredito q seja parecido o ponto arroz, ele tbm se faz passando um ponto para a outra agulha, mas na volta ele fica tufadinho pq se usa o ponto invertido... bem eh dificil explicar, mas tentando dar pra fazer sim.. Obrigada vanessa!
Andei tricotando antes de viajar e agora seguem as fotos. São iguais, só muda a cor:
Fica cheio de babados... uma foto para ver esses babados:
Como fazer... O fio utilizado é o differenza. Coloque 8 pontos na agulha. A vendedora disse que dá para fazer até com 12, mas é preciso tomar cuidado pq faz volume no pescoço.
Direito e avesso são feitos em ponto meia (com a agulha por trás), porém cuidado na hora de dar a laçada: em vez de passaro fio ao redor da agulha como uma laçada tradicional, é preciso "abrir" o fio e enfiar a agulha em um dois buracos. Repito: não se dá a laçada. Simplesmente enfia a agulha "no meio" do fio.
A imagem abaixo mostra o fio ampliado... Observe que há buraquinhos.
Eu terminei um cachecol de crochê faz uns dias. Não gostei do resultado porque a lã não era macia, ficou um pouco duro e pica!!! Gostei do ponto, mas foi só.
O cachecol foi pra Nessinha e o fundo lilás, na mesma lã peluda, é o casaquinho que estou tentando fazer para mim mesma. Em ambos, o ponto é o mesmo (uma carreira em meia e outra em tricô). Fiz amostras em outros pontos, porém, ficam sem efeito devido à lã ser muito fofinha.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Já que vcs. resolveram fazer trico, passo um site que ensina receitas. A Vitória é bem conhecida por seus trabalhos em trico moderno.As receitas são simples e parecem bem fáceis.
nossa esse cachecol realmente é muito legal...eu gostei muito...deve ser bem quentinho também...
Adoro tricô e gosto também de crochê e ponto cruz...porém eu também não sou muito especialista no assunto...por isso eu tenho um livro de ajuda para tricot que eu mesma fiz...
eu andei pesquisando em sites sobre como fazer os pontos do tricô e juntei todas as informações em um livro com foto e tudo...
ficou muito bonito eu mandei imprimir online mesmo...achei uma empresa que faz isso chamada Print24...nunca tinha ouvido falar, mas eu gostei muito do serviço e da qualidade...
depois eu mostrei para umas amigas e hoje, nós nos juntamos quase todos os dias para aprender um pouco mais de trico...afinal...aprender em grupo é sempre bom...esse cachecol será meu próximo produtoo....com certeza...