A campanha para arrecadação de donativos para os desabrigados e desalojados em SC tem sido um sucesso, porém, estamos precisando também de outro tipo de ajuda. Toda a região do litoral sobrevive basicamente do turismo, o qual gera milhares de emprego para pessoas de renda inferior, justamente as mais atingidas pelas enchentes em Itajaí e Camboriú. Vale registrar que Camboriú é um município menos abastado e vizinho de BalneárioCamboriú, a praia famosa no Brasil e no exterior. Nos últimos dias, reservas de hotéis e eventos foram cancelados por conta dos noticiários muitas vezes equivocados a respeito dos locais atingidos pelas enchentes, especialmente pela confusão entre Camboriú e Balneário Camboriú. É verdade que choveu muito em toda a região, o que prejudicou a todos, mas nada comparado às cidades vizinhas de Itajaí e Camboriú e as mais distantes Blumenau, Ilhota e Gaspar. Todos nós sofremos as conseqüências das enchentes, mesmo os que não dependem de emprego, pois a economia fica totalmente prejudicada e isso atinge a todos. Muitos dependem exclusivamente da renda do verão para sobreviver durante todo o ano. Para os que perderam tudo, só resta recomeçar e como recomeçar sem seus empregos? Sim, pois sem turismo que gera renda para hotéis, restaurantes, lojas, locais de lazer, etc., não haverá emprego. Portanto, viajar para SC ou comprar produtos de SC também é uma maneira de ajudar a reconstruir a vida daqueles que perderam tudo.
Blumenau é grande produtor de confecções de malha, de roupas de cama, mesa e banho. Ilhota produz moda praia e lingerie. Assim, ao fazerem suas compras para presentear neste Natal, colabore escolhendo produtos fabricados nessas cidades, seja uma camiseta, um biquíni, uma toalha, etc., pois isso garante que as empresas continuarão gerando empregos. Então, não custa olhar a etiqueta daquilo que está sendo comprado, não é mesmo? Está de férias? Escolha as praias de SC pois todas estão intactas (inclusive as de Itajaí) e como disse hoje um turista uruguaio em entrevista para a TV, Balneário Camboriú está ainda mais linda. Os acessos por terra para quem vem de SP, PR e RS estão funcionando normalmente, há um único desvio na BR376 no PR mas a pista normal da rodovia já está sendo recuperada e os aeroportos estão funcionando normalmente, tanto que Navegantes tem sido usado como base para os militares e bombeiros que estão trabalhando na distribuição de donativos como a tv tem mostrado diariamente. SC conta também com essa solidariedade e agradece a todos! Iliane e Maluga,que já estão com viagem marcada, estarei esperando a visita de vcs. Avisando com antecedência, garanto uns quitutes.
Obrigada pela atenção.
-- Edited by Tite at 14:19, 2008-12-03
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Hoje vi no jornal que já tem tanta doação em SC que eles não tem mais onde colocar. Isso não significa que não precisam mais... é que como muitas pessoas estão desabrigadas, elas não levaram para suas casas os donativos recebidos.
Do Paraná continuam saindo caminhões diariamente especialmente com comida pronta, água e produtos de limpeza.
Além disso, por aqui, a defesa civil ainda não recomenda viagens à Santa Catarina, uma vez que ainda há riscos nas estradas. No entanto, eles acreditam que na próxima semana tudo estará voltando ao normal, pois falam que no início das férias escolares as praias de SC poderão ser bem aproveitadas.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Segundo uma autoridade em entrevista local, os desabrigados precisarão dos donativos por cerca de 6 meses, mesmo continuando empregados.
Aqui no litoral, boa parte dos empregados é contratada somente para o período de dezembro a março e com os cancelamentos, a infra-estrutura turística está deixando de contratar conforme era previsto, o que prejudica ainda mais a vida dos atingidos pelas enchentes tanto de Itajaí quanto da vizinha Camboriú. Há que se considerar ainda as perdas das pequenas indústrias texteis de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota e região, cuja produção deixará de ser comercializada pela ausência desses turistas que já alteraram o destino de viagem.
Ainda quanto às viagens, os cancelamentos que vem ocorrendo seriam de grupos com reserva para as férias/feriados de final do ano, época de maior movimento de turistas nas praias.
Enfim, vamos torcer para que tudo melhore nos próximos dias!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Nossa Tite q situação ne, é um efeito domino, por conhecidencia eu tinha cadastro com um fornecedor q passava catalogos da Via Blumenau aqui no japão, nossa eu tinha bastante pedidos dos clientes, mas o fornecedor parece q rompeu o contrato faz alguns meses, pois parou de mandar catalogos. vou ver se acho alguem q esteja ainda fornecendo catalogos da Via Blumenau aqui no japão, quem sabe encontro algum outro fornecedor, é uma forma de ajudar ne. bjssssssss e boa sorte para todos em SC, q Deus olhe por todos...
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Grazi: a imagem vai mudando aos "pulinhos".. hehe.. ainda estão em teste mas meu vizinho disse que em breve terá câmeras em outros pontos da cidade.
Finalmente as autoridades "acordaram" e o assunto apareceu no Jornal Hoje, da rede Globo, com entrevistas do prefeito e de hoteleiros. A matéria ainda não está no site, mas se colocarem, depois eu posto aqui.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Esclarecimentos sobre leptospirose: essa doença não é contagiosa de pessoa para pessoa. Só corre o risco de contrair a doença quem teve contato com a água das enchentes ou ingeriu alimentos que foram contaminados tb pela água das enchentes. Aqui no litoral, análises da água estão sendo feitas regularmente e os resultados são normais tanto para potabilidade quanto para balneabilidade nas praias. Portanto, não há riscos de contaminação para os turistas.
Acabei de ver uma reportagem sobre Ilhota, grande pólo produtor de moda praia e moda íntima. Além dos prejuizos causados pela enchente, os fabricantes tiveram cancelamentos de pedidos por conta do atraso nas entregas, já que passaram duas semanas impossibilitados de trabalhar. Uma lástima! uma crueldade por parte dos clientes num momento de tantas dificuldades!
Mas o povo batalhador de SC há de superar tantas dificuldades e em breve tudo estará normalizado. É claro que nada trará de volta os entes queridos que se foram, mas para os sobreviventes a vida continua, os empregos são fundamentais, inclusive para pagar os prejuízos causados por tamanho desastre.
Falar em turismo e em compras nesse momento não é insensibilidade de minha parte, é tão somente pensar no futuro bem próximo, o mundo já estava em crise econômica e tamanha tragédia agravou ainda mais a situação.
Agradeço a todos que compreenderam e estão ajudando tanto na divulgação do assunto quanto colaborando efetivamente. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.