Esta marmelada é feita com as cascas das laranjas. O sumo dá para aproveitar e fazer um bôlo de laranja.
500 gr. de cascas de laranja 500 gr. de açúcar 3/4 litro de agua
Descascar as laranjas. Retirar completamente todas as peles brancas e cortar as cascas em tirinhas finas. Dissolver muito bem o açúcar na agua e levar ao fogo, juntar as cascas e deixar cozinhar até que fiquem transparentes. Deixar esfriar, esterilizar os potes de vidro com tampa, encher os potes e preparar o vácuo. VÁCUO:
Colocar os potes duma panela grande com agua fria, cubrindo até a metade dos potes, sem tapas e ferver de 2 a 3 minutos. Tampar todos os potes e deixar ferver a fogo medio durante 15 minutos. Os potes devem ser refratários.
aqui se faz com 1 tipo de laranja amarga , especial para fazer a marmelada e deve ser posta de molho por uns 2/ 3 dias , trocando a água várias vezes .
Sim, aquí em Madrid nao tem laranja amarga, mas em Andalucía, onde os árabes estiveram muitos séculos e a comida tem muita influencia árabe; nas ruas estao plantadas as laranjas amargas e algumas pessoas pegam para fazer o dôce.
Marly, que delícia de marmelada, fico imaginando uma fatia de bolo com um pouquinho dessa marmelada por cima......rsrsrs, pode até parecer enjoativo, mas fica fantástico.