Meninas, Desde que eu me entendo por gente eu vejo pessoas fazendo comida na TV e com certeza aprendi muito assim. No entanto, sempre fui muito crítica...,e achava as sobremesas da Ofélia uma matação!!! Não sei se alguém lembra, mas depois que ela fazia um prato salgado, ela fazia um docinho e vira e mexe ela abria uma embalagem de sorvete (os antigos tabletes de sorvete), decorava com chantilly e pronto! Que coisa matada... hehe
Mas com o tempo os programas foram se aprimorando e hoje temos diversos programas com quadros culinários, e com isso, surgiram muitos culinaristas. O que leva uma pessoa a ter esse título eu não sei, mas sei que muitas pessoas demonstram ter conhecimento das técnicas, outras nem tanto...
Hoje eu encerrei a enquete que do site sobre esse assunto:
De um modo geral, você acha que as pessoas que fazem comida na tv:
147
28.5%
só sabem aquilo que estão apresentando;
104
20.2%
além das receitas dominam técnicas de preparo;
93
18.1%
conhecem receitas e desenvolvem outras.
63
12.2%
além de receitas desenvolvem técnicas
54
10.5%
conhecem algumas receitas como você.
30
5.8%
outros.
24
4.7%
são curiosos;
O que você acha? Você acha que uma receita apresentada na TV por fulano foi realmente desenvolvida por fulano? Ou será que fulano pegou a receita em um livro e adaptou? Você assiste tais programas? Algum em especial? Já viu algo dando errado ali... ao vivo?
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Na escola se consegue um diploma com uma graduação, um título ou o que quer que seja, porém, isso não significa que a pessoa seja competente a exercer a função equivalente. O título de chef só deveria ser usado por quem realmente ocupa tal posição e cargo por experiência, como funciona na Europa. O título de culinarista talvez tenha surgido por conta de algum preconceito contra a palavra cozinheiro, coisa que na minha opinião é grande bobagem, eu me orgulho de ser cozinheira.
Sobre os programas de tv: nunca vi tanta bobagem quanto nos últimos tempos. É tanto chef disso, chef daquilo e quando começo a ouvir as explicações ""técnicas"", tenho urticária... hehehe..
Não entendi exatamente o que vc quis dizer com "programas se aprimorando".. penso que as cozinhas e os equipamentos até tenham se aprimorado mas, com raras exceções, vejo gente competente cozinhando na tv. Sou do tempo da Ofélia e penso que ela foi exemplo de comida simples e honesta. Tenho certeza que todas nós aqui do forum temos tanta ou mais competência do que a maioria que está na tv atualmente. É claro que não estou me referindo a pessoas experientes como o Álvaro Rodrigues ou a Isamara Amâncio, só para citar dois exemplos, porém, mesmo eles se repetem, copiam, pouco criam e tb erram ao vivo. Aliás, não é em vão que nosso forum é tão copiado.. hehe..
Outro exemplo: vi nas duas últimas semanas a prova de líder do Super Chef da Ana Maria Braga e fiquei pasma. Todos os concorrentes são formados ou estão cursando gastronomia e não sabiam identificar carnes, conseguiram errar até com uma peça inteira e dois cortes de filet mignon. Na outra prova, não sabiam a diferença entre legumes, cereais, frutas, etc. Estou falando de coisas básicas para um cozinheiro e não de técnicas requintadas.
Durante meu curso, muitas vezes fui duramente criticada por meus colegas pelo meu padrão de exigência em relação aos professores. Ora, eu estava pagando uma pequena fortuna de mensalidade e o mínimo que eu merecia era ter um professor qualificado e ingredientes necessários às preparações. Como poderia me contentar com menos?
Da mesma maneira, como telespectadora, gosto de ver gente competente cozinhando, sabedora do que faz. Estou cansada de ver os tais "culinaristas" falando para "dissolver o fermento biológico com o sal" quando qualquer pessoa com um mínimo de experiência sabe que o sal destrói a ação do fermento. Isso é dominar técnicas?
Peço desculpas se estou sendo rude e exigente demais, mas fico furiosa quando vejo essas bobagens dos programas de tv, ou nossas receitas adaptadas como se tivessem sido criadas por eles. A cozinha é minha grande paixão e aprender é meu grande prazer. Não posso viajar mundo afora, então me contento em trazer a comida do mundo para minha casa, para degusta-la com meus amigos, da mesma maneira que compartilho aqui com todas vcs o que já aprendi e sou muito grata também por tudo que aprendo aqui. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite nossa vc disse tudo, concordo plenamente com vc, eu nunca fiz curso, sempre aprendi na raça, ou com dicas da minha sogra, ou pesquisando na net. AS receitas q via nos programas de tv, pois hj nw tenho mais paciencia para assistir rsss. poucas deram certo, na realidade a maioria dava errado, ai eu tentava fazer de novo adaptando quase toda receita, ai sim dava certo. Por exemplo uma vez assisti na ana maria braga falando sobre batata suiça, eu tentei fazer como ela ensinou la, nw consegui, saiu um desastre, uns dias depois falando com minha sogra por tel, e ela faz de tudo na cozinha, me passou tantas dicas de batata suiça q fui fazer ficou perfeita, as vezes pequenas dicas, fazem tanta diferença na receita. minha sogra tbem nunca fez curso, eu nunca comi a comida dela, pois nw a conheço pessoalmente ainda, mas todos dizem q na cidade q ela mora no Brasil é a melhor cozinheira, ela faz comida e salgados para fora, e como é uma cidade pequena todos a conhecem. Eu nw conheço essa Ofelia q vcs disseram, mas hj em dia nos programas de Tv só se ve equipamentos requintados, a maioria da população mundial é classe media, e classe media baixa, como vai poder fazer tais receitas com equipamentos q mostram na tv, carissimos. eu sempre ficava de cara, pois via as receitas da Ana maria Braga, mas como fazer, ai nw tenho tal equipamento, como vou encontrar tal coisa aqui no fim do mundo, ficava de cara com isso, e com tempo fui desanimando de assistir os programas de culinaria. Entw resumindo, os programas de culinaria, nw são la grande coisas, esses q se dizem cheff de cozinha, tem muitas donas de casa q faz coisas incriveis e bem melhores q muitos cheff. bjsssssssss
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Hoje quase não vejo TV..., gente fazendo comida então, nem se fala! Antigamente acho que só tinha a Ofélia mesmo..., hj tem gente fazendo comida durante quase toda a manhã na Band, na Ana Maria Braga, o Edu na Record e por aí vai...
Lembro uma vez que uma mulher foi na Ana Maria fazer um sanduíche de forno..., ela misturou a massa e colocou dentro de um pote (tipo tapeware) e começou a jogar o pote para a Ana Maria como se fosse uma bola. De repente... aquele pote abriu e já sabem o estado que a Ana Maria ficou né?
Então fico pensando... Não é muito mais simples, prático e lógico bater a massa com um batedor ou no liqüidificador? Receitas assim eu jamais faria sem minhas adaptações... Existe alguma coisa que faça com que seja extremamente importante jogar a massa de um lado para o outro? Até que prove o contrário, pra mim foi uma grande bobeira da TV.
Agora tem uma coisa que me irrita muito... As pessoas falando errado. Sei que a gente comete erros ao falar (ao escrever tb!), pq pensamos mais rápido do que falamos (ou escrevemos). Mas quem está ali, diante das câmeras ou dos alunos, tem que se policiar e fazer o possível para falar certo... Acho péssimo ouvir "duas colher de fermento". Arghhhhhhhhhhhhhhhhhhh
A Tite citou duas pessoas que me parecem testar tudo e mais um pouco. Tanto o Álvaro Rodrigues quanto a Isamara, falam com muita propriedade, com firmeza. Tenho a impressão de que eles estudam..., mudam a receita..., alteram isso e aquilo..., fazem de novo invertendo alguma coisa... para finalmente dizerem: é essa a receita!
Há alguns anos eu fiquei uma semana de bobeira em SP... queria fazer um curso na escola do Álvaro Rodrigues. Felizmente o curso daquela semana não era 100% do meu interesse, hehehe, pq eu ia gastar meu salário lá! hehehe (Se fosse de biscoitos eu não ia perder tempo!!!!)
Por fim, quando falei que os programas foram aprimorando... é que antigamente eles eram gravados, não existia forno de microondas que ajuda muito e agiliza as coisas..., não tinha câmera de TV dentro dos fornos e por aí vai. Eu disse isso em termos de tecnologia...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Meninas: quero deixar claro que não sou contra os cursos de culinária ou de gastronomia, pelo contrário, eu mesma fui fazer para aprender mais. Sou contra a falta de qualidade dos cursos, os preços exorbitantes, os professores sem qualificação, a falta de ingredientes necessários ou adaptações fajutas para as preparações e por aí afora. Técnicas são muito importantes para o preparo adequado de qualquer comida que seja gostosa e bonita.
Aline: a maior parte das coisas se aprende com vontade, pesquisa correta e prática, porém, uma demonstração técnica de professor qualificado pode fazer muita diferença no resultado do nosso trabalho, até mesmo de como afiar uma faca.. hehe..
A Ofélia já faleceu, deve ter sido uma das primeiras apresentadoras brasileiras de cozinha na tv. O neto dela, Rodrigo Anunciato, é o chef responsável (ou coisa parecida) pelo site cybercook.
Vanessa: concordo inteiramente sobre o que vc falou sobre a tecnologia e acho que tb é importante. Ainda que certos equipamentos estejam fora do nosso alcance, é sempre bom saber que existem e para que servem.
Tb acho uma lástima professor que fala errado, especialmente na universidade.
Essa da massa no pote sendo jogada de um lado a outro foi ótima.. pena que não vi uma "pérola" dessas... só vi a lesma passeando na salada.. hehehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Queridas volteiiiiiiiii ........... em boa hora, gosto dessas polemicas............. que horror Tite você viu uma lesma passeando na salada num programa ???????
Sim, a lesma estava viva, linda e quase loura passeando pela salada da Ana Maria Braga, já na Globo, ao vivo, a cores, para o mundo inteiro, via Globo Internacional. O câmera deu um close na lesma e nem percebeu.. hehe.. Não lembro se viram no mesmo dia, mas no dia seguinte, ela aproveitou o fiasco para apresentar uma matéria sobre a correta higienização de verduras e pediu desculpas pelo episódio.. hehe.. não tinha outra saída, né mesmo?
Teve outro episódio - que eu não vi - mas a própria Ana Maria contou dias depois.. ela estava mexendo com uma colher dentro do liquidificador ligado.. a colher pegou na hélice e foi destruída, ao vivo.. hehe..
Gostaram da lesma, né? hihihihi
Tem mais uma: saiu no ano passado, uma coleção da Abril.. no volume de bolos, na contracapa, se a minha memória não me falha, um belíssimo bolo com uma belíssima mosca pousada nele! Querem mais? hihihi
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Essa semana assisti um video do Receita Minuto e tinha a receita da broa caxambu e como adoro resolvi fazer a receita.Aqui no Japão não existe então o jeito foi colocar a mão na massa e fiz da mesma maneira que o chef.Misturei os ingredientes secos e depois fui colocando os ovos inteiros para que a massa ficasse úmida.Igualzinho ao que o chef estava fazendo.Que erro primário que cometi.Vi ele colocando toda a farinha,o fubá e açúcar e depois acrescentando os ovos.Simplesmente esqueci do que aprendi e sempre procurei fazer .NUNCA se deve colocar toda a farinha de uma vez,mas sim aos poucos até que dê o ponto de enrolar.O resultado final?Uma broa com a mesma dureza de uma pedra. Muitas vezes temos que usar o bom senso para que não haja desperdício.E dessa vez vacilei feio.
Diana, Essa de colocar a farinha por último eu uso em todassss as minhas receitas, até naquelas que eu sei que dá 100% certo! Na pior das hipóteses eu reservo um pouco para o final...
Tite, Tenho alguns volumes da coleção da Abril. Vou olhar com outros olhos... hehehe de repente eu tenho a foto da mosca e nem sabia.
E quanto à lesma... ui ui ui, assumir o erro em público é o melhor que se tem a fazer mesmo, agora isso deve ter gerado um rebu lá dentro da Globo, pq o câmera fica lá filmando... mas o diretor vê a imagem de todas as câmeras e escolhe a que vai para o ar, certo?
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Diana: eu tb prefiro misturar líquidos primeiro e depois a farinha, como a Vanessa tb faz para qualquer tipo de massa, exceto pão de queijo. Essa semana vi no mesmo programa uma receita toda invertida, com a adição da gordura por último na massa de pão, dificultando muito mais o trabalho de sovar. Não quero menosprezar o trabalho de ninguém, mas fico com a impressão de que isso é apenas modismo, não que faça diferença no resultado final. Raramente vejo esses programas matinais (acordo tarde) mas percebo que com frequência há divergências entre a receita escrita que fica no site e o que é feito no programa. Aliás, nunca publicam totalmente o modo de preparo e montagem da preparação pois o objetivo principal é que as pessoas vejam o programa.
Vanessa: talvez o diretor e o câmera não vejam a imagem da mesma maneira que o telespectador, isto é, atento a certos detalhes, ainda mais ao vivo, bastando apenas um segundo de distração para deixar passar uma coisa dessas.. hehe.. pior é a revista da Abril, uma editora tão conceituada, onde há tempo para revisar tudo nos mínimos detalhes, até com lupa se for necessário.. hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Cris: o "gerundismo" tomou conta do mundo.. até professores universitários foram contaminados.. hehe... operadores de telemarketing são campeões. Já vi várias reportagens na tv, inclusive com empresas especializadas em treinamento de operadores, todos condenam a prática mas ninguém muda. Que lástima!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Não tenho o livro com o doce de mosca, hahhaha. O vídeo da Ana tomando um banho de massa deve ter no youtube, preciso procurar... Acho que vou ESTAR PROCURANDO depois ... hahaha (essa foi para encher o saco da Cris... hahaha)
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
O que vcs. acham de um chef..nem lembro o nome, foi no programa da Katia..misturando o amido de milho num molho reduzido e FERVENDO? Até a apresentadora ficou com cara de tacho!
Costumo sempre conversar com a Tite sobre esse assunto.Claro que todos olham as receitas de sites mais importantes e colocam a receita ligeiramente modificada no ar.Ninguém se preocupa em trazer algo de novo. Um programa que não dá mais pra ver é o da Palmirinha.Parece que ela é a única da TV brasileira que não se recicla e só dá receitas que ela fez a vida inteira, ou seja, é um festival de repetecos sem fim.... Uma coisa ela não cansa de dizer..não ponha toda a farinha que está na receita.Ela adora fazer massas e sempre dão certo.
Falar errado numa universidade ou TV é um sacrilégio, ninguém merece!
Há trocentos anos... a Ana Maria estava ajudando uma pessoa a preparar um prato. Lembro que a pessoa dizia "pode colocar a farinha" e ela perguntava "não vai empelotar?" e a pessoa dizia que não...
Sei que lá pelas tantas ficou cheio de pelota e ela fez tudo de novo e ainda falou: vou fazer do meu jeito!!!
É por essas e outras que eu questiono: quem está na TV domina realmente o que faz? Sei que não podemos generalizar, mas tem tanta besteira, tanta coisa sem pé sem cabeça, que fica difícil acreditar que tal culinarista é um chef...
Procurei o vídeo da Ana Maria suja de massa mas não achei...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Ahhh mais uma coisa... Quando a Ana Maria estava na Record e o programa dela só tinha horário para começar, ela repetia muiiiiiitas vezes o modo de fazer, explicava tudo e tal. Dava realmente para copiar.
Hoje em dia, os apresentadores falam rápido (eu nem conseguia anotar as receitas da Erica no prog. Mestre Cuca), e muitas vezes deixam os ingredientes para o final. Resultado... fica horrível para acompanhar e no site colocam pelas metades!
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Tite, no meu trabalho a gente apelidou de cópula gerundiva... Dá pra entender o motivo, né? hehehe Vanessa, eu vou estar registrando a sua provocação e assim que possível, vou estar retornando, viu???
Ahhhh é que veja bem... As pessoas vão fazer o doce... E vão precisar de uma super-ultra-power-máquina fotográfica para tirar uma foto e postar aqui no Receitas e Delícias...
Depois de comer o docinho, pode ser que o intestino não se sinta bem. Então basta comer um iogurte feito na super iogurteira xxx.
Ahhhh e se não escovarem os dentes direitinho, vão fazer tratamento dentário...
Tem mais? hehehehhe
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
faz tanto tempo q nw assisto propagandas brasileiras na tv, geralmente as novelas e seriados eu assisto no youtube, acho muito caro pagar Globo internacional, entw no youtube nw tem comercial rsssssssssssssssss
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Ahhh bem lembrado Cris... Tem os super emagreceitors tabajara! Sei que é um saco esse monte de propaganda... e todo dia a mesma ladainha! E tem tb o Leilão... Vou fazer um leilão, que dá mais pelo meu coração... hahah menos, é leilão de menos...
Ahhh para quem está fora do Brasil em termos de propaganda não perde nada não. Ultimamente nem sei se em termos de novela perde muito viu...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Gurias, adorei esse tópico. Também acho que a maioria dos programas culinários são uma enrolação na maioria das vezes, o receita minuto por exemplo, se tu não acompanhares o programa e for pegar no site, a receita não vai dar certo. pois os" segredinhos" o pulo do gato como eles costumam dizer, só assistindo. Mas é o que dá audiência, então dá-lhe culinarista de tudo que é jeito. As vezes se vê alguma idéia legal mas confesso que tenho até medo de tentar fazer. Concordo que domínio de técnica é importante mas não fundamental já que se pode dominar a técnica mas não ter a criatividade, o dom de cozinhar. É isso.
Claudia (pedemacaquinho): desculpe, mas vou discordar. Técnica e criatividade são coisas distintas. Vou citar dois exemplos bem básicos do uso de técnica: molho branco tradicional (bechamel) - feito com a devida técnica, tem sabor muito diferente do que qualquer mistura de leite, margarina e farinha batida em liquidificador. Não há criatividade que transforme no mesmo sabor de um molho feito com a técnica apropriada.
Chocolate nobre - se não usar a técnica correta de temperagem e manuseio, não há criatividade que faça dar certo nem um simples bombom. Claro que se usar qualquer chocolate hidrogenado, dá tudo certo, mas o sabor.... hehe..
Concordo com vc que além de conhecer as técnicas básicas é muito importante ser criativo. Dias atrás, vi no flickr o álbum de uma pessoa que vende chocolates e pão de mel. Os produtos dela são bem mal acabados, coisa de principiante mesmo, podem até ser deliciosos mas por foto não dá para avaliar esse quesito, né mesmo? porém, a criatividade com as embalagens é espetacular! A escolha dos materiais, a combinação de cores, tudo perfeito, de encher os olhos! Certamente esse aspecto ajuda muito a aumentar as vendas do que se ela colocasse em embalagens comuns.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Não há problema em discordar Tite! Mas ratifico meu ponto de vista. Existe uma técnica que é básica mas nada impede (ou pelo menos não deveria impedir) que se crie em cima, se dê um toque pessoal. Não disse que técnica e criatividade são a mesma coisa muito pelo contrário, toda receita segue um determinado procedimento para que se torne viável mas o toque criativo na finalização é que faz a diferença. caso contrário já pensou que chatice todas as receitas iguais? Em fim, essa é a minha opinião.
Esses tempos eu fiz um curso destes de supermercado... Em uma das receitas tinha "cream cheese".
Tudo bem, o nome do produto é em Inglês e nem todo mundo fala Inglês... Mas a professora deveria ter, pelo menos, aprendido a falar corretamente o nome do produto... Ela dizia tudo errado, era irritante! Arghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
E para completar... semana passada vi na vitrine do Walmart um bolo para o dia das crianças... Sobre o bolo escreveram "Amo voceis"
Pô... cadê o gerente da padaria que não viu isso? E o funcionário que colocou na vitrine, tb não viu?
Eu vi e tirei foto... haha (Ao mesmo tempo fiquei com dó de quem fez... Devem ter falado para a pessoa: escreva "amo vocês", e a pessoa escreveu como ela fala, como ela acha que é etc...)
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa tem uma "professora" que dá cursos na minha cidade que diz embalagem "Teta Paque" e o pior coloca grafado assim nas suas apostilas é duro.. Imagina, tu estás fazendo um curso de culinária ea professora ficar falando todo tempo errado.
Cláudia: acho que nós estamos dizendo mais ou menos a mesma coisa de maneira diferente.. hehe..
No seu primeiro post vc disse: "domínio de técnica é importante mas não fundamental" e foi disso que discordei já que neste tópico estamos falando de profissionais e não da cozinha da dona-de-casa comum, pois a técnica é sim fundamental para um bom profissional, e ela vem em primeiro lugar, depois é que entra a criatividade. Por isso mesmo citei como exemplos básicos o molho branco e o chocolate, com os quais, usando criatividade, dá para desenvolver inúmeros produtos diferentes.
Sobre professores: tive um que só falava "menas" água, "menas" farinha... ai, ai.. e eu ficava com "menas" paciência e com dó do meu suado dinheirinho gasto para ouvir isso.. hehehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Oi TiTe! que bom que temos opiniões diferentes caso contrário o fórum não teria graça não é mesmo? Não estou querendo polemizar muito menos impor meu ponto de vista, apenas estou externando minha visão sobre técnica e criatividade mas não vou me alongar em considerações cada um com suas opiniões.
O único caso que eu tenho pra contar,é de um rapaz que é super educado,tem curso superior e no entanto,tem também o hábito de falar vévi,em vez de viver...eu não entendo isso haha,tive que perguntar pq ele falava assim e ele respondeu que na cidadezinha que ele morava TODO mundo falava assim afffff Imagina no meio da conversa ouvir um: Aqui todo mundo vévi muito bem kkkkk ngm merece!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Silvia esse vévi eu ouvia muito, minha avó do interior fala assim, geralmente pessoas do interior mas interior mesmo, cidades pequenas com poucos mil habitantes falam assim geralmente. eu achava super engraçado. rsss bjsssssssss
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com