M'hallabye, malabie, mualabie (são muitas grafias, não sei qual é a correta) é um manjar branco, geralmente servido com calda de damascos. Também não sei exatamente qual o ingrediente legítimo usado para espessar. Particularmente, prefiro usar farinha de arroz ao invés de amido de milho, acho que dá um sabor interessante e menos comum, diferente do nosso velho conhecido manjar branco. Algumas receitas sugerem aromatizar com mahlab (sementes de uma variedade de cereja), outras com miski (resina aromática) e outras somente com água de rosas. Dessa vez usei os dois últimos. É uma sobremesa delicada e fácil de fazer, ideal para servir quando há muitas pessoas.
Para o manjar: 1 litro de leite 1/2 xícara de farinha de arroz (pode ser daquelas caixinhas de creme de arroz) açúcar a gosto (usei 4 colheres de sopa para não ficar doce demais) 2 pedrinhas de miski 2 colheres de sopa de água de rosas (pode usar mais, a gosto)
Misturar o leite, a farinha de arroz e o açúcar e levar ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Deixar cozinhar por uns 5 minutos, sem parar de mexer, para não grudar no fundo da panela. Coloque no recipiente onde será servido e grude filme plástico para não formar película. Se quiser porções individuais, resfrie antes de colocar nos recipientes.
Calda 1/2 kg de damascos picados 2 xícaras de água 4 colheres de açúcar
Leve tudo ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre, até os damascos ficarem macios e calda espessa. Se quiser, passe no processador ou liquidificador para virar uma geléia. Eu prefiro os damascos em pedacinhos mesmo.
Outro modo de preparo é caramelizar antes o açúcar e depois juntar a água e os damascos e deixar ferver conforme descrito acima.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Grazi: realmente, a receita que vc achou é quase igual a que eu fiz. Vasculhei na net com várias grafias diferentes e só achei uma receita em dois ou tres sites com amêndoas moídas no manjar, mesmo assim tb tinha amido de milho. Da próxima vez que eu fizer, colocarei as amêndoas pois só vai enriquecer o sabor.
Na medida do possível, gosto de fazer as receitas conforme a origem, só faço adaptações quando é impossível achar os ingredientes ou quando sei que determinados ingredientes não agradam ao paladar dos que irão degustar.
Tânia: é deliciosa mesmo. Se não tiver ou não gostar de água de rosas ou de flor de laranjeira, aromatize com baunilha que tb fica muito bom. O momento é oportuno para comprar damascos pois estão com preço muito bom. Se o dolar continuar disparando, certamente até o final do ano todos esses produtos importados aumentarão bastante.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Maluga: muito obrigada.. esse modesto manjar nunca foi tão elogiado.. hehe..
Grazi: pois é, vc fica viajando para aquele lugar feioso, pobre e miserável chamado Dubai, com aqueles hotéis muito pobrinhos ao invés de vir para as maravilhas do sul brasileiro.. hahahaha...
Brincadeirinha, hein? Dubai deve ser tudo de bom.. hehe
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Grazy: tava bom demais, mas eu tb fiquei aqui babando de inveja da sua viagem....eeheheheeh....Dubai tem suas maravilhas né? nós temos a comida da Tite....kkkkk
tite e maluga , dubai é bom pq nao CHOVE!!!!! ( detesto chuva e ultimamente nao para de chover no brasil!!!)
e que me sinto mais em segurança .... sem falar , que realmente é 1 cidade deslumbrante!!!!
e bem pertinho do líbano!!!
experimentei o chocolate de leite de camela ( nao sei aonde está o tópico sobre o assunto ) e nao achei diferenciado no paladar .... mas o preço é 1 absurdo!!! 70 g por quase 10 dólares ...
nao posso negar que é 1 chocolate de qualidade , melhor ainda do que o lindt que todos apreciam , menos eu ha!! ha!! )