É tradição da colônia italiana, principalmente a do sul do país, preparar como lanche o saboroso "grostoli", ou "cueca virada", também conhecido em algumas regiões como "orelhas de gato". No norte da Itália, origem da tradição, tem o nome de Crostoli A receita original é frita em óleo mas, como evito frituras, resolvi experimentar assá-las. Ficaram deliciosas!!!
INGREDIENTES: 500g de farinha de trigo 100g de açúcar 50g de margarina 50g de fermento fresco 100ml de leite morno 3 ovos 1 pitada de sal Óleo para fritar Açúcar e canela para polvilhar MODO DE PREPARO:Dissolva o fermento no leite. À parte, misture a farinha, o açúcar, os ovos, a margarina, o sal e, por último, o leite com o fermento dissolvido. Cubra com um plástico e deixe dobrar de volume.
Abra a massa, corte em retângulos. Faça um pequeno corte no centro, introduza uma das extremidades no corte central, e, no lado contrário, a outra extremidade. Deixe crescer novamente por 10 minutos aproximadamente e frite em óleo bem quente (eu fiz assada - forno a + ou - 150°). Deixe esfriar e passe no açúcar com canela. Rende em torno de 30 unidades (depende do tamanho em que forem cortadas.
Lisi: que receita interessante! nunca tinha visto com fermento biológico.. mamãe faz de vez em quando, mas com fermento de bolo.. aqui em SC é chamado de "grostoli" pelos italianos mas é mais conhecido como "orelha de gato".
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Grazi, elas podem ser comidas no dia seguinte, sim - sendo elas fritas ou assadas. Fritas, elas lembram um bolinho de chuva mais incrementado (eu acho o Grôstoli mais gostoso do que bolinhos de chuva, pois é mais leve). Eu retirei do forno quando começaram a ficar douradas, pois fiquei com receio que ficassem secas demais. Por fora ela fica mais firme do que por dentro (é uma massinha assada por dentro).
Tite, esta receita eu consegui em uma comunidade do orkut, pois pedi uma que pudesse ser assada - tenho evitado consumir frituras (colesterol e calorias). Minha mãe também faz com fermento de bolo. Mas eu gostei bastante do resultado.
Oi, Vanessa! Adorei a cobrinha!!! A receita frita fica mais crocante, sim. Mas a assada também é deliciosa, não achaste??!!! ALém disso, como disseste, é mais saudável. Beijocas.