Login de Membros
Nome 
 
Senha 
    Lembre-me  
Post Info TOPIC: ALERTA
ane


Assistente de Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 1798
Data:
ALERTA
Link permanente  
 


Meninas,


Resolvi postar aqui um texto sobre a Apnéia do Sono para servir de alerta a todas vcs e seus familiares.


Meu marido tem um sono agitado, fala dormindo e alguns médicos diziam que era sonambulismo, mas, super protetora como sou, não me dei por vencida e continuei a procurar outros médicos até que descobrimos que ele tem a Apnéia do Sono severa, chega a ter 387 paradas respiratórias por noite, um número extremamente alto..... a única solução para ele é usar um aparelho por toda vida. Este aparelho consiste num motor ligado a uma máscara de silicone que é colocada sobre o nariz, como se ele estivesse num Hospital.


A Apnéia é mais comum do que imaginamos por isso é importante observarmos o sono dos nossos familiares. Minha sogra achava que era comum aquela agitação toda durante a noite. Observem seus filhos, maridos e esposas. Ficar sem oxigênio no cerebro pode ser perigoso.


Ah, sono excessivo tb é das causas da Apnéia....meu marido chegava a dormir no volante e toda vez que viajavamos eu o forçava a parar para tomar café de hora em hora e uma vez tiramos um fino de uma árvore. Tem pessoas que adormecem em pleno centro movimentado ao volante do carro.


Se quiserem maiores informações podem me perguntar....



O QUE É APNÉIA DO SONO?


A Apnéia do sono é a condição definida por paradas repetidas e temporárias da respiração durante o sono. Este distúrbio freqüentemente se associa a roncos.


O ronco é simplesmente a tradução sonora que indica diminuição ou estreitamento da via aérea durante a passagem do ar. Se o referido estreitamento torna-se severo, objetiva-se o fechamento ou colapso da via aérea, resultando em apnéia. A apnéia é arbitrariamente definida como parada da respiração ou interrupção do fluxo aéreo por no mínimo 10 segundos. A Hipopnéia é definida como significante diminuição de oxigenação (dessaturação da oxi-hemoglobina) e/ou despertares transitórios.


As apnéia e hipopnéia são classificadas em três categorias (tipos): central, obstrutiva e mista,  sendo as duas últimas as mais freqüentes e comuns.


Tipos de Apnéia


Apnéia central ocorre como resultado de uma disfunção do sistema nervoso central (SNC) em gerar o devido estímulo para os músculos da caixa torácica, não se iniciando o esforço respiratório.


Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS) ocorre quando o esforço respiratório é iniciado mas, o ar não chega a atingir os pulmões em decorrência da obstrução da via aérea. A passagem do ar pela via aérea se estende desde a nasofaringe (palato duro) até a laringe.


Apnéia Mista ocorre quando inicialmente não existe esforço inspiratório mas, subseqüentemente, quando o esforço é iniciado a apnéia persiste em decorrência do colapso da via aérea.


Indivíduos são considerados portadores da Apnéia do Sono quando o índice de Apnéia + Hipopnéia é superior a 5 eventos por hora. Usualmente utiliza-se a sigla IAH para referir-se ao Índice de Apnéia + Hipopnéia.


O termo Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) e empregado para definir pacientes portadores de apnéia obstrutiva do sono que apresentam excessiva sonolência diurna e/ou alguns dos diversos sintomas próprios desta patologia.







 


 


 



__________________
Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard