Sabe aqueles pacotinho de fermento de pão da D. Benta, tenho 2 aberto mas bem fechados na geladeira ainda continuam granulados, será que ainda posso usar, ou será que perderam o efeito da fermentação, como posso saber?
Eu sempre uso o fermento fresco, gosto mais... (apesar de que muitas vezes antes do vencimento ele fica com uma aparência bem feiosa e eu jogo fora)
Será que não dá para colocar um pouquinho, misturado com água morna e um pouquinho de farinha, como se fosse uma esponja? Em 20 minutos dá para saber se cresceu ou não...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa é mesmo, vou fazer esse teste, vc me fez lembrar o que minha mãe sempre fazia antes de usar os fermentos para bolos, ela guardava a latinha sempre na geladeira e antes de usar ela colocava um pouco num copo com leite e mexia, se ele tivesse bom na hora ele fervia e subia enchendo o copo ai sim ela usava nos bolos.
olá mónica,olha o fermento seco ,esse das bolinhas granulado não se estraga se voçê manter ele num lugar seco e fresco ,eu uso um pacote industrial de meio quilo(a minha mãe é pasteleira ) e tenho por mais de um ano e está sempre bom,não se estraga pode confiar,desde que não ultapasse o prazo de validade! não aconselho a geladeira ,para o fermento fresco sim ,mas para o seco naõ!guarde num sitio seco e fresco.beijinhos
Oi Zana, muito obrigada, quando eu chegar em casa vou ver a data de validade e fazer o teste da Vanessa, pois parecem que ainda estão bons estão com as bolinhas bem soltinhas é que eu estava com medo de fazer e depois perder a massa, já imaginou o desperdicio e eu odeio jogar alimento fora.
Mônica: são esses testes mesmo que se faz para verificar se os fermentos estão bons. Mas nem o de pão e nem de bolo devem ser guardados na geladeira, a não ser o fermento fresco para pão, como disse a Zana.
Antes de usar o fermento de bolo, a latinha deve ser sacudida ou misturar o conteúdo com uma colher, pois os componentes da fórmula costumam se "separar".
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.