A receita abaixo eu copiei de algum site que já não lembro, pois faz muito tempo. Tinha sobras de bolo de cenoura e resolvi testar. Eu não gosto muito de docinhos de festa, mas confesso que esse achei bem legal e todos que experimentaram tb aprovaram. É uma boa maneira de aproveitar sobras de bolo ou aquele bolo que não deu muito certo.. hehe..
1/2kg de sobras de bolo esfarelado 1/2kg de castanhas de caju moída (ou amendoim ou outra noz qualquer) 1/2kg de açúcar 1 xícara de água 4 colheres de cacau em pó ou chocolate sem açúcar (eu usei 2 colheres de cada um) 1/2 xícara de rum frutas em calda, ou uva, ou morango - se quiser rechear chocolate ao leite ou meio-amargo para banhar
Misture o açúcar, o cacau, a água e o rum e levar ao fogo, mexendo sempre, até dissolver. Retire do fogo e deixe amornar. Enquanto, isso, misture as castanhas e o bolo esfarelado. Quando a calda estiver morna, despeje sobre o bolo e vá apertando bem com as mãos até ficar uma massa compacta. Faça bolinhas e se quiser, recheie com frutas em calda, uva, morango ou o que desejar. Feche bem as bolinhas. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e banhe as bolinhas.
Obs: como podem perceber pela foto, não banhei e nem recheei os docinhos. Apesar de parecerem grudentos pelo brilho, estão bem sequinhos, é somente efeito da luz.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite... aqui existe muito esse tipo de doce... mas é feito em forma de piramide e depois leva um banho de chocolate... serve-se depois em forminhas de papel frisado. É uma delícia e as crianças adoram... é um dos seus doces preferidos.
Adorei a apresentação com que nos brindou com esse doce tão simples e gostoso...
Romy e Márnia: na receita eu coloquei que é para banhar no chocolate e tb para rechear com frutas, se quiser. Porém, eu fiz poucos, só para testar a receita, por isso não me dei ao trabalho de banha-los. Fiz com as sobras de um bolo de cenoura, de outro teste que ainda está no freezer.. hehe.. se aquele der bom resultado, posto aqui tb.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Romy: eu não conhecia.. já tinha ouvido falar muito em "bolas de rum", que são vendidas nas padarias em S. Paulo e acredito seja alguma receita parecida com essa. Aqui são tradicionais nas festinhas os brigadeiros, esses não podem faltar de jeito nenhum. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Fiz esses dias e ficou maravilhoso!Tinha feito uns muffins de chocolate e cavei o centro p colocar o recheio,entao com as sobras do bolo fiz esses bolinhos,coloquei nozes moídas ,rechiei com cereja e banhei no chocolate,muito bom!! Meu computador arrumou e agora sim vou poder colocar as fotos!
é verdade Tite,eles sao ótimos e dá pra aproveitar tudo o q temos sobrando,adoreiiii,no outro dia tava ainda mais gostoso,acho q pegou mais o gosto do rum ,meu marido tb adorou!
A calda é toda despejada no 1/2kg de bolo e castanha??? Pq, o meu fui despejando bem devagar e percebi que se colocasse todo nao iria dar para fazer as bolinhas.
Então, sobrou bastante calda....uma sugestão para o que devo fazer com ela....?????
Mone: na época que fiz, deu certinho, mas usei um bolo de cenoura meio seco, não era minha receita habitual, pois eu estava testando um outro doce. Dependendo do tipo de massa, talvez precise uma quantidade maior de bolo.
Quanto à calda, duas sugestões: congele e faça docinhos na próxima vez que sobrar bolo ou misture creme de leite e sirva como calda para alguma sobremesa ou bolo.
Seus docinhos ficaram lindos.. vc usou as castanhas de caju mesmo?
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, o bolo que usei já era bem úmido,talvez tenha sido isso e nao usei castanhas nao, usei amendoim torrado. Levei para degustação no meu trabalho e todos adoraram, ele ficou bem grandinho depois do banho no chocolate.
Vou congelar a calda, tenho certeza que vou receber umas encomendas em breve.
Q lindos, Mone! Karina, essas cerejas estao me chamando... rs Tenho ate a impressao de q disseram meu nome, heim... rs Meninas, vcs estao de parabens! Esses doces me dxaram ate aguada...
__________________
Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.
Esse docinho está fazendo um sucesso, imagine vc, que acharam que ele é parecido com aquele chocolate "Charge", nao sei se escreve assim, é um chocolate com amendoim mt gostoso, e estão encomendando bastante.
Vou tentar fazer de um outro formato, quadrado ou retângular.
Mone, vc teve uma excelente idéia! Dá para usar forminhas para chocolate, especialmente aquelas que a Vanessa usa para o pão de mel e tem no formato quadrado. Nas lojas especializadas vc encontra tb as forminhas simples no formato original desses chocolates de marcas famosas. Veja nesse site: http://choco-logo.com.br/ entre em ordem alfabética ou grupo e procure por tabletes.
Muito sucesso nas vendas! Beijos.
-- Edited by Tite at 00:42, 2007-10-28
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Vou procurar essas forminhas, acho que vai vender bem melhor assim. Olhei o site, mas nao consegui ver forminhas, somente os chocolates. Mas já tenho uma idéia de como são. Mas, será que nas forminhas como as de pão de mel dá pra fazer? Será que não pregam?
Tite e Felicidade, obrigada pela força e incentivo!!
As forminhas de pão de mel que eu citei são próprias para chocolate tb.. veja a foto da Vanessa lá no tópico do pão de mel recheado. Aliás, é outro produto muito interessante para vender tb.
Mone, como disse a Vanessa em outro post e eu concordo: é uma imensa alegria quando alguém faz sucesso com algo que postamos aqui.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite,agora deu pra ver.....é esse formato que imaginei, retangular.
Olha, tenho que dizer, nunca gostei de cozinhar, achava chato e cansativo, mas sempre que fazia algo na cozinha, as pessoas elogiavam, mas eu nao acreditava. Sabia fazer algumas coisas, pois fui morar sozinha com 15 anos e tive que me virar pra aprender. Era o básico com um toque aqui e outro acolá. Qdo minha filha nasceu tudo mudou, passei a me dedicar mais, pois tinha que aprender comidinhas diferentes e saudáveis para ela, e foi aí que comecei a procurar por receitas confiáveis e gostosas na internete. Cheguei aqui no receitas e comecei a ver quantas pessoas se dedicavam na cozinha para suas famílias ou amigos e gostavam do que faziam. Cozinhavam com prazer, e conseguiram passar isso pra mim, passei a ver com outros olhos os momentos que ficava preparando um prato. Hoje adoro cozinhar, as vezes fico cansada, pois ainda nao aprendi a gostar de fazer o almoço "básico" de todo dia. Gosto mais de experimentar receitas novas e diferentes.
Mas, foi aqui e com as pessoas que aqui estão, que descobri essa paixão que já existia dentro de mim pela culinária, mas que estava escondida e eu nao sabia.
Mone, adorei seu depoimento.. eu tb comecei a cozinhar com prazer por morar sozinha. Quanto ao almoço básico de todo dia, sempre dá para fazer receitinhas rápidas e diferentes.. só precisa ter um tempinho para pesquisar e selecionar um cardápio variado.
Finalmente estreei minhas forminhas de pão de mel... aproveitei umas sobras de nega maluca para inventar um bombom prestígio.. hehe.. fiz a receita dos docinhos sem colocar as castanhas. Dessa vez sobrou bastante calda que eu congelei para reaproveitar em breve. Para o recheio fiz uma cocada mole. Minhas "cobaias" prediletas adoraram e eu tb pois tenho paixão por tudo que é feito com coco, seja doce ou salgado.
Ainda falta treinar muito o uso das forminhas, principalmente no acabamento.. hehe.. mesmo assim, fiquei empolgada, adorei as forminhas e essa semana certamente farei o pão de mel.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Obrigada, Mone.. a cocada foi no "olhômetro".. hehe.. mais ou menos isso: 1 xícara de açúcar - 1/2 xícara de água - 1 colher bem cheia de glucose - 2 xícaras de coco fresco ralado. Coloquei tudo na panela e fui mexendo até secar a calda. Essas forminhas foram um grande achado da Vanessa!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Obrigada! Vc acredita que ainda nao consegui encontrar essas forminhas de pão de mel da Vanessa?? Mas continuo na procura, vou novamente no centro, ver em outras lojas.
Mone: tenta direto com o fabricante: http://www.bwbembalagens.com.br/ . Talvez eles possam informar alguma loja na sua cidade ou mesmo enviar direto a vc.
Nah: obrigada.. ficaram deliciosos mesmo.. ainda falta treinar bastante com as forminhas.. hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Eu estou querendo colocar uma regra nova: só comentar quando recebermos amostras...
Tite, Eu acho que ainda não aprendi a mexer 100% com as forminhas, mas hoje faço menos bagunça do que quando comecei!!!
Acho que a minha casquinha (na parte de cima do bombom) fica mais fina. Eu coloco chocolate na forminha, viro de cabeça para baixo, e aperto bastante, tanto na parte de cima, quanto nas laterais!
Por fim, essa cocada não merece comentários! hahahahahha
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Obrigada, meninas.. fico feliz que tenham gostado.
Vanessa: gostei dessa regra, mas precisa valer tb para a administradora.. hehehe..
Pois é.. eu apertei bastante, mas não o suficiente.. faltou chocolate em algumas bordas e sobrou onde não deveria, coloquei docinho e recheio demais, faltou espaço para a cobertura de chocolate... aí foi aquela lambança para cobrir.. hehe.. os próximos deverão sair melhorzinhos.. hehe.. farei tb o pão de mel para treinar mais. Amei essas forminhas.. foram um achado e tanto, Vanessa! Obrigada por compartilhar conosco.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Vanessa, estava escrito em portugues mesmo, e a vendedora me garantiu que era a mesma coisa que a glucose, mas comprei desconfiada. Mas se o Aurelio e a vendedora dizem que é a mesma coisa, acho que devo confiar.