Eu queria um doce diferente para o final de semana e acabei inventando esse, inspirada numa foto que vi há muito tempo numa revista Cláudia Cozinha ou outra qualquer, já não lembro.
Rocambole: 4 ovos 4 colheres de sopa de açúcar 4 colheres de farinha de trigo 1 colher de sobremesa de fermento em pó Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com o açucar, adicionar a farinha de trigo e o fermento e misturar. Por último, acrescentar as claras em neve delicamente, sem bater. Colocar em assadeira grande (28x40cm) untada e enfarinhada. Se forrar com papel manteiga fica mais fácil para desenformar. Assar em forno a 180 graus. Cuidado para não assar demais. Desenformar e enrolar no sentido do comprimento com a ajuda de um pano de prato ou com papel manteiga. Deixar esfriar e rechear com a geléia de damascos. Obs: para montar a torta numa forma de 25cm de diâmetro é preciso fazer duas receitas do rocambole acima. A receita da geléia de damasco é suficiente para rechear os dois rocamboles e mais a cobertura. Geléia de damasco para rechear o rocambole e cobrir a torta: 300g de damascos secos 2 xícaras de água 3 a 4 colheres de sopa de açúcar (se quiser pode usar um pouco mais) Juntar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo e deixar ferver por alguns minutos. Bater no liquidificador ou processador.
Obs: a geléia para o recheio deve ficar mais consistente que a da cobertura. Assim, talvez seja necessário acrescentar mais água na geléia para a cobertura ou levar a geléia do recheio de volta ao fogo para reduzir um pouco, dependendo do quanto os damascos absorveram de água durante a fervura. Também pode ser utilizada geléia pronta.
Recheio: 2 gemas 3 a 4 colheres de sopa de açúcar (a gosto, se quiser pode juntar ainda mais) 300ml de leite 1 colher de sopa de amido de milho 1 caixinha de creme de leite (ou 1 xícara de chantilly) Algumas gotas de essência de baunilha (ou uma fava de baunilha) Abacaxi em calda ou abacaxi fresco cozido com um pouco de açúcar bem picado Bater as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Juntar o amido e misturar bem. Ferver o leite com a baunilha. Juntar aos poucos o leite fervente com a mistura de gemas, batendo energicamente para não formar grumos. Voltar ao fogo e cozinhar por alguns minutos. Retirar do fogo, acrescenter o creme de leite ou chantilly e por último, o abacaxi picado. Deixar esfriar. Montagem: cortar o rocambole em fatias finas. Forrar o fundo e as laterais de forma de 25cm de diâmetro. Rechear com o creme de abacaxi. Cobrir com mais fatias de rocambole e levar à geladeira. Desenformar e cobrir com a geléia de damascos. Obs: para facilitar, eu utilizei forma de fundo removível forrada com filme plástico.
-- Edited by Tite at 02:17, 2007-03-20
-- Edited by Mone at 19:06, 2007-04-10
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Eu tb estou babandoooo!!parabéns pela receita e apresentaçao do prato,ta lindooo Tite! Silvia vc sabe aonde encontrar geléia de damasco???Será q no yamaya tem??bjus
Karina,eu sempre compro no mercado japones mesmo,o nome é apricot,no desenho da embalagem parece um tipo de pessego,geralmente são importados da França,custa uns 350 yenes da marca St. Dalfour...bjs
Meninas: muito obrigada, vcs são sempre muito gentis. Se não quiserem fazer o rocambole em casa, podem usar daqueles prontos, vai facilitar bastante...hehe.. Podem substituir a geléia de damasco por outra, de preferência no mesmo sabor do recheio do rocambole para não misturar muitos sabores diferentes. Tb podem fazer o recheio principal com leite condensado ou usar caixinha de pudim, substituir o abacaxi por outra fruta... enfim, dá para brincar bastante.. mas a combinação de abacaxi com damasco garanto que é deliciosa.
Eu sugiro tb que deixem a geléia de cobertura menos densa do que a minha para aparecer melhor o efeito do rocambole.
Mônica: até tenho cozinhado bastante para outras pessoas, mas não tinha feito mais nada novo. A coluna está me castigando de montão, mais uma cirurgia na boca e tb muitas visitas em casa. Beijos a todas.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Romy: é muita gentileza sua, infelizmente não me tornarei profissional da área... para isso, eu precisaria ter 20 anos a menos, mas isso não dá para mudar..hehe.. me contento em ser uma curiosa insaciável, sempre experimentando de tudo e com muito prazer em compartilhar as receitinhas que eu acredito terem dado certo.
Li: obrigada pelos elogios.. saudades de vc, faz tempo que a gente não bate um papinho, mas em breve estarei mais disponível.
Karina: a receita de geléia de damasco serve para rechear qualquer bolo, principalmente os de chocolate, e sempre agrada muito por conta do contraste do sabor azedinho. Tb pode ser usada para comer com pão ou torradinhas.
Beijos a todas.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tb estou aqui babando!!!!!! Parabéns , muito linda e apetitosa. Ela lembra da torta de abacaxi que a Ili postou aqui mas só na aparência. Adorei e vou fazer-la com certeza.
Grazi e Marnia: muito obrigada.. façam sim, é bem fácil, diferente e muito gostosa. E como eu disse em outro post, se usarem produtos prontos (rocambole, geléia e pudim) é mais rápido ainda. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite eu fiz essa torta,mas acho q o meu creme ficou mole,to com medu de desenformar e despencar tudo!rs...Bom eu fiz um pao de ló comum e depois cortei no meio e enrolei 2 rocamboles,depois de frio rechiei com a geléia,obs:sobrou pouca geléia p cobertura buáaaaaaaa,entao continuando...eu cobri uma forma com papel filme e montei a torta e levei pra geladeira,só vou desenformar amanha,vou dar um tempo pra ver se o creme firma um pouco.falando nesse creme,eu experimentei e é muuuuuito bom,lembra akele creme custard,deliciosooo!!Amanha eu desenformo,cubro com a geléia e tiro foto uahuahuah,acho q vou fazer uma gelatina com essa geléia pra render,nao sobrou nem meia xic... Ah outra coisa,eu misturei a geléia do recheio com 2 colheres de rum,aqui no japao as confeitarias faz isso e resolvi experimentar!! bjus e té amanha
Karina: se ficou com consistencia de "mingau" não vai despencar não.
Quanto ao creme, ele se chama diplomata, que nada mais é do que creme patissiere acrescido de chantilly... mas como aqui no sul não tenho creme de leite ideal para bater chantilly, coloco o de caixinha mesmo. Serve para recheio de bolos, carolinas ou o que mais a imaginação permitir.. hehe..
Talvez vc possa fazer um pouco mais de calda (água + açúcar) e juntar com a geléia, pois a cobertura deve ser bem menos consistente que a geléia do recheio.. veja que a minha ficou densa demais, aí não fica tão transparente como deve..além disso, a camada deve ser bem fina, então não precisa muita geléia.. mas a gelatina tb deve servir.
Quanto ao rum, eu gosto de colocar um pouco em todas as preparações com chocolate e tb no creme patissiere. Com abacaxi e coco tb fica perfeito, fica com gosto de piña colada.. hehe.. não esqueça de postar a fotinho da sua torta.. beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite,ameiii,ficou muito bom,super leve,refrescante e chiqueGraças a Deus nao despencou,tirei foto mas nao to consegui postar,meu pc tá com problemas eu acho,assim q conseguir eu coloco,nao ficou tao bonita qto a sua mas deu certo e ficou deliciosa!!Eu coloquei um pouco de agua na geléia,levei no fogo com um pouco de gelatina incolor,esperei firmar e passei por cima da torta!estava pensando em passar chantily nas laterais e só no meio jogar a geléia,deve ficar bonito tb ne! Adorei!brigada pela ajuda,bjus
Karina: que bom que vc gostou.. agora só falta a fotinho.. hehe..
Pode decorar como quiser, mas a idéia dessa torta é deixar à mostra os desenhos do rocambole.. se o seu doce ficou bem montadinho, penso que o chantilly deve ser usado só na base, no prato mesmo..
Estive lendo que o programa Bem Família, da TV Band, apresentou na semana de páscoa uma torta semelhante, com o nome de delícia de páscoa com maracujá. Foi feita com rocambole pronto de chocolate, recheio de mousse de chocolate branco e coberto com geléia de maracujá. Penso que é uma excelente variação tb.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
uauahuahuahau.Obrigada Tite!Vindo de vc esses elogios me deixa muito feliz!Ficou uma delíciaaaa,durou só 1 dia e quase deu briga nos ultimos pedaços rs...Adorei! Esqueci de comentar sobre o rocambole de choco com maracujá.Esses dias atrás eu fiz um bolo de chocolate com recheio de trufa de maracujá com choco branco ,cobertura de ganache escuro,mas nao gostei da combinaçao,eu q inventei,nem postei porque nao gostei rs...achei q ficou forte o recheio,coloquei meia xic de suco e 200 g de choco,será q foi isso?Vou anotar essa sua dica,quem sabe fica mais gostoso!bjus e obrigada
Aqui tb durou um dia só e já estão me pedindo para fazer outro... quanto aos elogios, são verdadeiros. Aliás, já lhe falei sobre o quanto vc tem caprichado nas suas produções.. só a prática é que leva à perfeição.. e é errando que se aprende a fazer melhor.
Quanto ao recheio do rocambole, se vc fez só com chocolate e o suco de maracujá, não dá muito certo não... precisa acrescentar creme de leite tb. Seja trufa ou ganache, o que difere é só a quantidade de creme de leite que dá a consistência de um ou de outro. Acho que a combinação de sabores é perfeita, penso que seja o caso só de alterar a quantidade de ingredientes, talvez o seu suco de maracujá seja mais concentrado que o brasileiro. Mas não deixe de tentar novamente. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Obrigada Tite!Entao eu nao cheguei a fazer o rocambole de chocolate como vc disse,antes q vc dar essa sugestao eu tinha feito um bolo de choco comum e recheado com trufa de maracujá e cobertura de ganache,eu coloquei creme de leite na trufa sim...mas acho q do jeito q vc disse deve ficar melhor,eu nao soube combinar uahuahuahua,bjus!
Desculpe, Karina.. fiz confusão com bolo e rocambole.. hehe... mas tinha entendido que era outra preparação. Maracujá tem gosto muito forte, principalmente o suco concentrado, o melhor a fazer é ir acrescentando aos poucos, até chegar no sabor ideal. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Olhando "bem de perto" essa receita, me lembrei que comi algo parecido em um curso. Era uma versão mais simples, feita com goiabada. Lembro que gostei do visual, mas até hj não fiz. Quem sabe eu faça para aproveitar a goiabada que está na geladeira...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"